terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bebês homens, brancos e heteros - #sóquenão

Olá, pessoal! Hoje não vou me referir às minhas Esbeldades somente porque esse post não é específico para o público feminino. :)



Hoje é dia dos professores, mas como vocês já devem ter percebido, eu não tenho paciência de construir minha identidade de professora - nem virtualmente nem presencialmente.

Engraçado que conheço excelentes professor@as que declararam seu amor pela profissão no facebook hoje. Mas também vi muita gente que faz um trabalho duvidoso, na minha opinião, de "mimimi sou professora com orgulho... Mimimi amo minha profissão". Ah, valha-me Deus! Quem ama a profissão não tem a postura que muit@s têm com seus/ suas alun@s e com a educação de modo geral. Tão querendo enganar quem? hehehehe

 Bem, como na internet cada um fala a pataquada que sente vontade, eu vim aqui falar as minhas. rs E em homenagem ao dia de hoje, não vou fazer com que vocês percam seus preciosos tempos lendo sobre a dor e a delícia do magistério. Sou técnica demais para isso, modéstia à parte. Ao invés de construir minha identidade de professora (leia-se: fazer meu marketing profissional), simplesmente farei o que sei e gosto de fazer: propor uma reflexão à galera! :p

Hoje eu estava dando uma aula de conversação sobre a possibilidade de se escolher o sexo e demais características de um bebê. Para enriquecer a aula, procurei por um vídeo no tema e conheci essa proeza aqui: assista ao vídeo.

O vídeo está em inglês, mas acho que as palavras principais são de fácil entendimento e o contexto deixa claro o que está acontecendo. Para quem entende inglês, mete bronca e assiste ao vídeo. Para quem não entende lhufas, vem comigo que eu explico:

A cena acontece em um consultório onde há um casal (um homem e um outro homem vestido de mulher) e um médico. O médico afirma que a gestação está ótima e que com os avanços da medicina é possível escolher uma série de características do bebê. O doutor começa perguntando se eles preferem um bebê menino ou menina e depois pergunta sobre a cor dos olhos. Nisso, o casal está maravilhado/ confuso com a possibilidade de escolher esse tipo de coisa. Eles optam por um menino por ser mais "engraçado" e decidem entre olhos azuis e verdes no cara ou coroa.

Em seguida, o médico então pergunta se o bebê deveria ser branco negro, asiático ou mexicano dentre inúmeras raças. O casal inicialmente, afirma que prefere um bebê branco já que são brancos. No entanto, neste momento, cria-se o primeiro mal-estar pois o médico é negro. Em seguida, o mesmo pergunta se o casal preferiria um bebê gay ou hetero. 

O personagem masculino do casal responde que prefere, pensando rapidamente, um bebê hetero. Nisso, o personagem feminino aponta para uma foto do médico, de biquinho e colar havaiano ao lado de outro homem. Assim, o personagem masculino se vê na necessidade de reconstruir seu discurso novamente querendo deixar claro que é muito fã dos gays. Daí, o médico sugere que o casal decida se o bebê será gay ou hetero através do cara ou coroa. Para evitar o constrangimento, eles concordam com a ideia e lançam a moeda. A sorte caiu para um bebê gay. (rindo sozinha lembrando da cena)

Por fim, o médico pergunta ao casal se eles querem um bebê com uma perna ou duas. O casal olha por baixo da mesa para olhar quantas pernas o médico tem (kkkkkkkkkk tô rindo de novo!) e saem do consultório com uma receita de tratamentos hormonais para gerar um bebê masculino, negro, gay e com uma perna.

O vídeo é bem legalzinho. Agora que eu já expliquei, dêem uma olhada na cena! :)

Além do vídeo divertido, quero deixar alguns questionamentos para amanhã (porque o post de hoje já está muito grande para tecer minhas observações):

a) até que ponto estamos presos ao politicamente correto?

b) quantas chances perdemos de expressar o que realmente pensamos por medo de sermos acusados de preconceito?

c) se fosse possível escolher determinadas características para as próximas gerações, quais vocês acham  que seriam as mais escolhidas?

d) se VOCÊ pudesse escolher suas próprias características, sobretudo as físicas, quais você escolheria para si? Por que?

Aguardo comentários no facebook e no blog... Preciso das respostas de vocês para estruturar minha explanação amanhã.

Esse post continua, ok? Acompanhem! :)

Beeeeeeeeeeeeeijo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário