terça-feira, 22 de outubro de 2013

Um olho na missa, e outro no face

Olá, Esbeldades!!

Tudo tranquilo? Essa semana estou meio enrolada às voltas com a preparação da apresentação da minha monografia que será este sábado. Como a vida não para simplesmente porque você tem um evento "extracurricular", o jeito é ficar meio pilhada e ir com tudo: dentista, extração de cisto, trabalho, aula particular, reunião, faxineira em casa e fórum na mesma semana da defesa... Ui! rs

Tirando isso, eu estou mais ou menos bem. Sabem, eu ando meio decepcionada com algumas coisas que vejo nas redes sociais. Lá é um antro de propagando e marketing pessoal, já repararam?

Tenho visto cada coisa...

Barracos em família? A gente vê no facebook! Um reclama de lá, ou outro responde de cá e fica aquele ping-pong de indiretas que você acaba acompanhando porque conhece o contexto d@s participantes. Francamente, assistir as pessoas fazendo maldades umas para as outras não é nada bom. De repente o facebook virou novela global: os bonzinhos de sempre, os revoltadinhos de sempre, as boas filhas de sempre, as eternas mães devotas, as peruas de todo dia (essa sou eu que normalmente só reforço a minha identidade de vaidosa na rede! rs)... Ah, façam-me o favor!!!!

Sabem ainda o que acho pior nas redes sociais? Não é o indivíduo que reforça apenas UMA identidade - conforme falei, eu reforço minha identidade de vaidosa, tenho amig@s que reforçam suas identidades intelectuais, outr@s preferem ater-se a comentar sobre suas experiências com a maternidade/ paternidade, enfim... Isso não é o que mais me chateia,  até porque eu tenho uma postura parecida, acredito eu. O me aborrece é a venda de identidades que não procedem: sabem aquela pessoa que paga de mega estudiosa e não junta lé com cré? Ou aquela criatura que se diz super grata aos pais e os trata com ignorância? Ou aquele indivíduo que fica discursando sobre caráter e é um tremendo mentiroso e picareta? Pois é.

No facebook cada um fala o quer e monta o personagem que dá na telha. Meia dúzia de trouxas batem palmas, curtem e dão audiência, afinal, os autores dessas identidades fingidas parecem conhecer o comportamento apreciado socialmente. O meu grande questionamento é inclusive este - se todo mundo sabe o que é certo: falar a verdade, praticar o que se diz e usar uma certa dose de bom senso com frequência,  por que não o fazem? E se não o fazem, por que só escrevem posts de #ficadica para os outros? Vão para o inferno com suas dicas, seus cínicos!! Gente mentirosa, que não tem caráter, não tem palavra, é ardilosa e manipuladora, só tenho uma dica para vocês: #calemaboca

Para vocês entenderem do que estou falando:

Certa vez comentei no facebook de um colega - acredito que tenha sido assim que a tal pessoa chegou a mim. Eis que de madrugada, enquanto eu estava às voltas com a escrita da minha monografia, recebi a seguinte mensagem de um homem: "Deusinha". 

Fiquei confusa, não entendi nada. Cliquei para ver quem era o indivíduo e vi que tinha esse colega em comum. Olhei o perfil do camarada: casado. A foto do perfil dele, inclusive, era com a esposa. Além disso, se o cara não me conhece e escreveu uma mensagem para mim, ele certamente acessou meu perfil. Ele viu que eu era casada também. Vocês estão impressionados? Pois tem mais!

Adiante, vi que o tal camarada era pastor. Isso mesmo! Havia fotos marcadas dele e as pessoas comentando nas fotos: "homem de Deus". Sem dúvidas, somos todos de Deus, mas não acho que as ovelhas desse pastor esperariam que ele entrasse no perfil de uma mulher que ele não conhece para escrever que ela era uma Deusinha, sobretudo sendo ele e o flerte ambos casados. 

Como a história terminou? Eu falei com esse colega em comum, que ficou envergonhado. Eles dois eram colegas distantes.  Mostrei a tal mensagem para o meu marido que pediu que eu o comunicasse caso isso viesse a se repetir. Eu jamais respondi à mensagem e tudo morreu por aí, graças a Deus!

Mas estão vendo? Um pastor, com foto da esposa no perfil - o que me faz pensar que o casal é extremamente unido -  fazendo isso. Não, não acho que tem muito "pastor safado". Eu acho que tem muita "gente safada", que monta um personagem acima de qualquer suspeita online e não o vive. 

Aliás, vive sim, contanto que a vivência renda posts para o facebook: a praia só é refrescante se gerar post; a família só é divertida se couber no clique do telefone; a missa só é sagrada se a lição de moral não extrapolar o limite do twiter. 



Eu não vou me dar ao trabalho de ressaltar o quanto me sinto desapontada (novamente) com esse circo virtual a que somos expostos e nem seria previsível concluindo o post dizendo que sou imperfeita mas tento ser "assim e assada". 

Eu NÃO PRECISO convencer ninguém da minha decência. Quem me conhece, sabe. Quem não me conhece, virá a saber. Simples assim. 

Deixar mensagens positivas no mural do face é legal, às vezes dá um estalo nas pessoas; nada contra! Continuem com as dicas positivas de otimismo e caráter, leiam seus próprios conselhos... E antes de montarem o mundinho do bem e do mal com ameaças ridículas aos conectados à sua rede (qual o sentido nisso, btw?), leiam a bíblia pelo menos hoje - sem o compromisso de postar um versículo no face.

É o que eu vou fazer daqui a pouco. 



Beeeeeeeeeeeeijo (no ombro, porque eu tô que tô hoje!)

2 comentários:

  1. Mas gente...ela tá inspirada hoje! kkkk
    Adooooooro!
    Concordo com tudo o que disse amiga, embora eu nunca tenha presenciado nenhum barraco no face. Ou eu que não presto atenção né? Já vi postagens que me pareciam indiretas, mas ou a carapuça não serviu em ninguém, ou o alvo se fez de bobo (ou inteligente?) e deixou quieto.
    Mas sobre essa coisa de montar personagem tem mesmo direto. Eu fico só observando...rs
    Você está certíssima em cada colocação, mas não se aborreça com isso amiga. Não vale a pena porque isso nunca vai mudar. Pra falar a verdade a tendência é piorar. Todos saíram do Orkut por conta dessas palhaçadas que hoje tomaram conta do Facebook também. Não tem jeito, tudo o que é público acaba virando bagunça porque as pessoas querem é aparecer e vender a melhor imagem possível de si mesmas e de suas vidas. Pra que? Nunca saberemos.
    talvez pra sair da realidade e acreditar por alguns momentos que tem a vida perfeita que gostariam, ou para mostrar para os seus "inimigos" que vão muito bem obrigada...vai saber!
    Só sei que a ordem do dia, todo os dias é APARECER! rsrsr
    Beijo sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Eu me divirto, Mari!!!! Dá vontade de comentar: "a globo não sabe o que está perdendo!" E deixa rolar, pq pelo menos a gente dá umas boas risadas! !!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário