terça-feira, 29 de outubro de 2013

As exigências que o frio me faz

Olá, Esbeldades!!!

Hoje pela manhã estava lá "fazendo minhas belezas", como disse minha filha no auge dos seus 5 aninhos, e pensando quanto tempo tenho que dedicar à minha pele.

Sei que todas deveríamos ter cuidados específicos com a pele: passar protetor solar diariamente, usar chapéu para protegê-la do sol e JAMAIS dormir maquiada são o básico lidos em qualquer revista. Dessa lista aí, eu só não dormia maquiada e sempre me dava ao trabalho não só de lavar o rosto com água e sabão mas também de usar demaquilante já que os rímeis que uso são à prova d'água.

Compreendo. Vocês dirão: "mas que crime!!! Você, branca desse jeito, morando no Rio de Janeiro não usava protetor solar?" Não. Não usava. Quero dizer, usava na praia lógico, mas não para sair de casa, para ir trabalhar, por exemplo. Se eu fosse fazer uma caminhada, eu tascava protetor solar no rosto, mas de resto, eu achava que ficaria com o rosto engordurado demais para usar o item. Já imaginaram? Sair naquele sol escaldante do Rio de Janeiro com o rosto bezuntado de protetor é garantia certa de já chegar ao seu destino com o rosto mais brilhoso que rainha da bateria em desfile das Escolas Especiais. 

Minha pele sempre foi bem ruim: tenho muitos cravos, até 1 ano atrás sempre tinha pelo menos umas 4 espinhas para adornar minha cútis (afff) e sou cheia de sardas. Qualquer solzinho que eu pego, às vezes 3 minutinhos parada no sol, são suficientes para fazer minhas sardas ficarem bem escuras. Sinto-me um dálmata! rs

Enfim, casei. Vim morar na serra. Os cuidados continuaram sendo os mesmos - nenhum, só o de tirar a maquiagem.

Porém, passados mais de 6 meses aqui na minha nova terra, percebi um envelhecimento ANORMAL da minha pele. Estou falando sério, meninas. Não é fricote, não. Bastava um esboço de sorriso para que meus pés-de-galinha marcassem meu rosto. A região dos meus olhos estava horrível, minhas bochechas estavam queimadas (li que o nome é rosácea) e minha pele repuxava a cada vez que eu saía do banho, tamanho ressecamento. Eu que já ando em um ano meio ruim quanto à minha aparência, adicionei à crise do "tô gorda" mais esta: "tô envelhecida". Minhas amigas não estavam com o rosto igual ao meu. Uma aluna minha, quarentona e gata no último (Valeu, Monicat!!), estava com uma pela maravilhosa e melhor que a minha já no ano passado, antes de vir morar na serra. Não queria nem imaginar a minha reação ao ver que a minha pele estava pior que a de uma amiga mais velha que eu mais de dez anos... 

Assim, comecei a usar hidratante no rosto. Não era nenhum hidratante específico para a face, era um corporal de amêndoas da Granado; bom, mas não a melhor opção. Como a minha pele repuxava muito depois de lavar o rosto, aboli os sabonetes em barra. Há cerca de 1 mês e meio mais ou menos, só uso sabonete líquido para lavar o rosto: já usei o de erva-doce da Granado e atualmente alterno o de mel da Granado (que fica na pia do banheiro) com o Protex vitamina E (que fica no chuveiro). Como percebi que estava realmente usando o hidratante no rosto, resolvi investir em um creme específico para ele. Aproveitei uma promoção da Natura e comprei o Natura Chronos +30.


Já que eu estava a fim de dar mais atenção à pele do rosto,  investi também no tonificante da Natura: 


Então, guiada pelas instruções gerais de revistas e sites, agora tenho a seguinte rotina de limpeza: 

1) lavo o rosto com sabonete líquido - já especifiquei os produtos usados lá em cima
2) tonifico  - parece que essa parte é importante para equilibrar o PH da pele e para prepará-la para receber o hidratante
3) hidrato com o Chronos

A rotina muda vez ou outra. Às vezes sinto preguiça de tonifica e passar o Chronos (vou explicar por quê)  e então só higienizo a pele e  passo o hidratante de amêndoas mesmo, mas na maioria das vezes, eu cumpro bem esses steps que mencionei aí. Quando eu volto maquiada do trabalho, ainda lavo os olhos com shampoo de criança da Johnson (porque não arde), passo demaquilante e só então começo com o passo número 1 da listinha que fiz. É. É uma trabalheira danada. Mas e os resultados?

Não sei se o resultado é VISÍVEL, meu marido afirma que estou com a pele melhor e minha mãe disse, da última vez que me viu,  que eu estava com uma pele aparentemente mais saudável. Eu mesma não vejo diferença, mas a sinto. Quando vou lavar o rosto, sinto a pele mais fina e hidratada.

Se eu recomendo os produtos que estou usando?

Olha, é a primeira vez na vida que tomo algum tipo de cuidado com a pele. Acho que até se eu passasse  titica de galinha no rosto, eu teria resultado porque né... Algum cuidado é sempre melhor que nenhum. hehehehhe Os sabonetes líquidos são legais -NUNCA MAIS lavei o rosto com sabão em barra. E no corpo, pelo menos uma vez por semana também tomo banho com o Protex vitamina E líquido e uso a bucha. Quando estou espiritualizada (porque haja saco e tempo para tanto frufru!), uso o olho Séve de Pimenta Rosa no corpo todo (menos no rosto, óbvio). A pele fica um veludo! Esse eu super recomendo MESMO!!!

Quanto ao tonificante., não sei se é bom ou ruim. Preciso de mais referências. 

Sobre o Chronos +30, ele é bom e  deixa a pele bem hidratada. Porém, acho que ele é muito pesado. A pele fica muito engordurada e parece não absorver direito. Fora que ele deixa gosto. Meu marido reclama à bessa pois às vezes me beija na hora do almoço e ainda estou com gosto do creme que passei pela manhã. Essas últimas semanas meu rosto tem ficado menos brilhoso com o uso do produto. Não sei se é porque dei uma parada com ele e a pele ressecou ou se porque não estava acertando a quantidade de creme a ser aplicada.

Em todo caso, apesar dessa oleosidade da qual reclamo, acho o produto bacana, cheirosinho, tem FPS30 - o que me desobriga do protetor solar (será que estou certa em pensar assim? Alguém que entende, opina aí embaixo nos comentários!) e passando base e pó, a oleosidade se corrige e não detona a maquiagem. :)

Ah, às vezes eu sinto preguiça de usar o Chronos porque ele é tão bem embalado que me enche o saco! rs Ele é assim por dentro:


Essa tampinha é meio chata de puxar pois fica meio engordurada da mão suja de produto. E tem essa pazinha... rs É muita frescurada!! :p Brincadeira, eu sei que é importante usar a pazinha para evitar a contaminação do produto, eu é que tenho a paciência meio limitada para essas coisas, aí, às vezes eu tenho preguiça de tonificar, abrir esse raio de tampinha e desisto. Uso um hidratante qualquer que em um "pump" tá na minha mão. 

A rotina é chata, mas espero que quando eu começar a envelhecer que a minha pele retribua toda essa trabalheira dos infernos e seja uma pele bonita e feliz futuramente. kkkkkk Hoje em dia já estou tão acostumada a fazer esses procedimentos diariamente (só não faço mais de uma vez por dia porque eu tenho vida, né, gente?) que li um post interessante no face:



É era mais ou menos por aí. rs Quando lembro que tomava banho, usava um sabonete em barra qualquer no rosto e saía de cara limpa, fico pensando: "nossa, quanta agressão, não me admira que a pele ficou uma porcaria". Mas por outro lado, sei que a maioria das mulheres faz isso mesmo, não tem esse cuidado todo. O meu sinal só tocou porque o frio acabou de destruir a minha pele de vez, caso contrário, eu ainda estaria mantendo aquele ritual catastrófico para o meu rosto. 

E vocês? Têm alguma recomendação para mim??


Beeeeeeeeeeeeeeijo

2 comentários:

  1. O protetor facial da Neutrogena é ótimo e não fica grudento.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Estou me sentindo culpada! rsrs
    Realmente eu não estou nem aí para a minha pele! Mas agora estou começando a me incomodar... Minha pele do corpo é seca e a do rosto é mista. Além disso parece que estão começando a aparecer alguns pezinhos de galinha ao redor dos meus olhos, OH MY GOD!!! rsrsrs. Aí bateu um pequeno desespero. Será que existe Natura Chronos +20?? Estou com quase 23, os trinta já estão aí...! rsrs. Mas como minha pele do rosto é mais oleosa do que seca, acho que esse "engordurado" vai me incomodar um pouco. No corpo eu já tenho usado hidratante corporal direto pq a pele fica muito feia mesmo. Vou continuar em busca do creme de rosto perfeito então! De preferência específico para a área dos olhos. Aceito dicas das outras esbeldades também! rs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário