quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sobre luxo, blogueiras e barracos



Olá, Esbeldades!!!!


Tudo certinho com as senhoras e senhoritas? :)


Sabem, eu estava pensando no quanto eu tenho gostado da vibe  que estamos vivendo aqui no blog.


Concordo com o que uma leitora comentou no último post sobre a Elô: em uma sociedade em que todos estão tão ávidos para serem “tops”, melhores do que os outros e afiados para criticarem o próximo, nós estamos todas aqui - de boa, incentivando umas às outras, mostrando cores de esmaltes, partilhando dicas e mais dicas de produtos, dietas e macetes para ficar com o cabelo bacana. :) Estou achando isso tudo muito maneiro!!


Fora os comentários da Nanda e agora de sua irmã, Bia, sempre tão generosos em ideias , apoio e incentivo.  Estamos precisando de espaços assim (como o blog) preenchidos por pessoas assim (como vocês!). 


Eu tenho um certo receio de que o blog “cresça” e comece a ficar super-lotado  e com essa lotação, tenho medo das pessoas que podem chegar até nós.  Vou explicar: outro dia eu estava no blog de uma blogueira TOP e por acaso (por acaso mesmo, nunca leio os comentários desses super blogs  porque são muuuuuuuuuitos) eu li que uma menina escreveu algo do tipo “Não sei porque você não pensa em algo novo, com essa cabeça tão grande.”



Gente, foi mal aí, mas eu fiquei HORRORIZADA com isso.  Ignoro a vida dessa blogueira, se ela é uma pessoa correta e íntegra ou não. Eu a visito, de vez em quando, por diversão. Tipo novela das 21h, sabem? Acho super glam todos os eventos sociais dos quais as top blogueiras participam: as roupas são legais,  elas são super bem cuidadas, normalmente casadas com uns “tipões”, fazem cada viagem mais fantástica que a outra... Enfim... Tudo que não me pertence. Hehehehe Mas eu não me incomodo com isso nem sinto inveja.  Pertencemos (eu a blogueiras tops) à classes sociais diferentes, elas têm/tiveram acesso à um ciclo que não foi/é  o mesmo que o meu.  Gosto de olhar os posts delas e me deliciar com as imagens bacanudas que elas postam, que nem revista! Acho que ninguém sente inveja da Juliana Paes posando para Ilha de Caras, né? É o mesmo caso para mim... As blogueiras não são de verdade na minha concepçao, elas estão na “revista”, é só para olhar e admirar...


Dito isto, me espantou como algumas meninas têm uma língua ferina para comentar os posts dessas blogueiras. Às vezes, sinto que algumas delas,  meio que ficam se “desculpando” por terem grana para gastar. Tipo em um post em que uma delas comenta/ se desculpa pelo extenso enxoval de sua bebê - enxoval este maior do que o de muitas de nós, reles mortais. rs.   

Ok. É exagero um bebê ter tanta roupa? Para mim, classe média, é. Para ela, que é rica, não.  Eu às vezes até me divirto com a total diferença de realidade:  a celebração (em casa) do nascimento da bebezinha dessa moça teve uma mesa tão encantadora e maravilhosa que ficou incrivelmente mais bonita do que a mesa de bolo do meu casamento em uma casa de festas, se bobear. Kkkkkkk 


É para sentir inveja? Claro que não! É só diferente, ué. E eu não me sinto menos feliz por ter tido um bolo de casamento menos belo do que o bolo de comemoração do nascimento de uma criança. Se eu fosse rica, teria os mesmos acessos, os mesmos recursos e, possivelmente, as mesmas exigências sociais. Sim: falo também de exigências sociais.  Vocês imaginam o Luciano Huck servindo Guaraná Dolly (adoooooro #pobre) e Sendas Cola (existe ainda?!) na festa dos filhos dele? Nem se ele fosse fã desses refris, o ciclo social dele não espera isso da festa oferecida pela família Huck. 

Vocês visualizam um professor universitário federal indo trabalhar de Mile, aquele carro caixinha de fósforo? Não! Ele pertence a um meio social que espera “mais” dele do que o "popular". O mesmo para essa blogueira mãe de bebê que falei por último, por exemplo. A garota veio de família rica, é esposa de um camarada que tem grana... Não dá para ela receber as pessoas que querem conhecer sua filhota servindo cafezinho com bolo de milho cremoso em um simpático lanche da tarde. Espera-se mais dela. Cada um no seu quadrado, super compreendo.
 
Sendo assim, acho um horror essas pessoas que seguem as tais top-blogueiras para ficar encontrando defeito em tudo.  



Não gosta da blogueira? Não a siga! Prático, né?! rs

Eu, particularmente, não gosto de uma certa blogueira; vez ou outra ela tem uns textos muito bons; mas nada que justifique algumas falas dela que parece se colocar como uma fonte de criatividade e originalidade - do MEU ponto de vista.

O que eu fiz? 

Parei de seguir o blog dela. Não me acho no direito de entrar no blog de ninguém para ficar detonando, assim como eu vi acontecer lá no blog que motivou esse post. 


Mas o que isso tem a ver com este “blog de família”? Tem a ver que eu AMO o fato de ninguém vir aqui criticar ou ofender ninguém.  Críticas construtivas são ótimas, mas nem gosto de pensar  em “crítica” porque nem todo mundo tem tato o suficiente para saber construí-la. Prefiro pensar em apenas "sugestões”. 

Gosto de falar dessas amenidades, de como vocês participam e do quanto incentivam e têm sempre uma palavra amiga para mim e para as minhas convidadas. O mundo carece disso e eu agradeço esse carinho de sempre por todas que passaram e ainda passarão por esse blog. 

Faço votos de que continuemos todas assim: unidas, educadas e gentis. 



Beeeeeeeeeeeeijo

 
 
 

14 comentários:

  1. Mariana,
    Obrigada pela citação super fofa carinhosa, da Bia e de mim :)
    Eu seguia muitos blogs, mas como eu não tinha um ficava difícil para as pessoas responderem quando eu muito raramente comentava os posts. Cheguei no blog De Bem com a Vida!!! da Linda numa pesquisa sobre caixa de areia de gatos. O tema dela naquele dia (não lembro qual) me fez ter vontade de comentar e passei a seguir. Ela me incentivou na criação de um blog próprio, mas confesso não ter muito jeito nisso rs .
    Tenho essa característica de ajudar sempre que posso e de aceitar com gratidão a ajuda alheia.
    Seu temor a principio não fez sentido para mim, mas ao ler a continuação do post lembrei da velha máxima “a quantidade pode comprometer a qualidade”.
    Só que, como vc muito acertadamente disse, as pessoas estão mais preocupadas com a popularidade, com as curtidas, com ter centenas de seguidores e com dezenas de comentários. Não se importam com o que dizem, duvido até que leiam, muito menos que respondam as perguntas e dúvidas. Em consideração às fãs, leitoras e seguidoras, deveriam arranjar uma assessoria.
    Não acho que um blog possa sair de controle, depende também da autora, mesmo que tenha se tornado uma celebridade instantânea. Lembrei de um filme do Woody Allen que tem um personagem engraçadíssimo assim.
    Acho que a questão é qual o objetivo real de cada uma. Não conheço bem esses blogs que vc citou, não posso falar especificamente deles, mas de modo geral existem mesmo os blogs idolatria de ego.
    Outras autoras escrevem para registrar, para informar, para saber o que as leitoras pensam sobre algo, para desabafar, receber conselhos, dicas e até elogios, que tem sua eficácia, né?
    Tb adoro quando há uma interação de fato, e isso inclui necessariamente as críticas, na minha opinião. Claro que há sempre uma maneira educada e gentil de falar o que pensa sobre as ideias, grifo em ideias, porque criticar a pessoa é complicado sem a conhecer íntima e pessoalmente, e aí a crítica pode ir de modo privado.
    Sempre vai haver alguém acima e abaixo da gente, social, econômica e culturalmente, o que de modo algum impede uma relação.
    Eu visito muitos blogs silenciosamente, alguns uma vez só, se não gosto do que vejo/leio, fico quieta ou tento achar algo de bom para comentar.
    Não é só educação e gentileza, embora sejam aplicáveis à quase tudo na vida, é também a ELEGÂNCIA, e isso, amiga, é como agulha no palheiro.

    Beijos e no que depender de mim continuaremos nessa ótima vibe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, como assim você não tem muito jeito??? Rs
      Eu achava que o seu blog tinha 2 ou 3 posts porque eu descobri (essa semana) que não te seguia. Sendo assim, só via os posts de quando você me visitava. Mas agora tudo mudou: descobri que você também posta e estou te seguindo para garantir que não vou perder nada!! Hahahaha Fiquei encantada com seus posts, li vários; comentei alguns. Nem lembro mais em quais para ver se vc respondeu... Só eu mesma para fazer um treco desses!! Hehehehehehe Mas enfim, dona Nanda, gostei muito do que você escreveu – acho que nós nos parecemos, com exceção de que você é magra (!!!) e reservada – e eu já sou mais falante!  Keep on writing!!!
      Quanto à essa questão de popularidade, veja bem: nesse post mesmo fui batizada com um comentário de uma pessoa insinuando que sou invejosa. Quando a gente começa a ter um público maior, parece que essa coisa de quem te lê sai de controle. De repente eu acho que estou escrevendo para pessoas amigas, e eis que vem a surpresa!
      Pois é, eu acho que me enquadro no grupo de escrever para trocar ideias, desabafar, ouvir o que as pessoas pensam... Sendo professora de língua estrangeira, é já quase que uma mania promover a interação já que as minhas aulas dependem disso – que as pessoas falem umas com as outras! Rs
      De qualquer forma, acho que errei no post ao citar, sobretudo, a blogueira que deixei de seguir expondo minhas razões para tal. Acho praticamente IMPOSSÍVEL (hahahahahahahaha) que ela me visite visto que ela tem uns 500.000 seguidores (contra os meus 32!!). Mas e se ela chegou ao post e leu o que eu acho sobre ela? Pode ser que ela tenha ficado chateada mesmo. Ainda que eu não tenha xingado ela, realmente é desagradável ser criticado. Portanto, minha falha. Aprendi.
      Obrigada pelo apoio! E vamos torcer para que tudo continue na santa paz por aqui!!  Beijão!!

      Excluir
  2. Eu não vejo muitos comentários nos blogs, mas no insta é quase inevitável... E olha, me assusto! Acho que a desculpa de que tudo é recalque e inveja meio manjaca, mas às vezes me parece isso sim. Nada justifica tanta agressividade. Talvez seja inveja mesmo, pq eu particularmente gosto de seguir blogueiros mais "pé no chão", que eu possa usar como referência (Fafella, Lu Ferraes, Ana do HVAO) e não vejo essa animosidade por lá. Pelo contrário, até as discordâncias são colocadas de maneira elegante, em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nada justifica tanta agressividade" = DISSE TUDO Dessas que vc citou, só conheço a Ana, vou ver as outras!! :)

      Excluir
    2. Tem tb a querida do Eu não sou Modelo, me esqueci o nome dela.

      Excluir
  3. Saudações Mariana! CONCORDO COM VOCÊ... as vezes acho que os blogs mais servem como um auto-paparazzi, assim como alguns facers... porque eu nunca divulguei meu blog no face? Justamente por causa disso. As pessoas perdem a noção da propria realidade e passam a "GOZAR COM O PAU DOS OUTROS" é ridiculo, mas é a verdade! Como você... eu não sigo essas blogueiras porque não são interessantes á minha vida nem ao meu estilo....agora, quanto ao blog crescer, fica sussa... quando as pessoas chegam até você e a popularidade do blog aumenta, você se sente satisfeita... só não deixe subir na cabeça... eu era redatora de um blog que ficou muito bombado mas por forças maiores eu exclui... justamente porque as pessoas passam a te colocar num pedestal falso e a te dar muitos palpites, comentar mal de vc em outros blogs etc Gosto muito de visitar seu blog e do que escreves... como disseras... somos bem parecidas mas ao contrário. Rsrsrsr... Mil Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  4. Criticar desse jeito parece inveja sua que DIZ não querer ser uma top blogueira.
    O sucesso vem para quem pode, quem faz por onde e sabe como fazer, nada a ver com riqueza, é por ter estilo, noção ao montar looks, makes e acessórios, e ter o que contar nos posts/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, anônimo. Não quis dizer que essas meninas são top-blogueiras PORQUE tem dinheiro. Há muitas outras super blogueiras como a Ana do HVAO, a Carol do Small Fashion Diary e a Tici e Deia do Editando Moda que não são ricas (ao menos não parecem!) e são um sucesso virtual. :) Eu só as mencionei justamente porque penso serem as mais atingidas quanto às críticas quando na verdade acredito que as pessoas que as atacam deveriam deixar de segui-las por conta de seus descontentamentos com as mesmas. Elas só estavam no meu post ilustrando a loucura que a rede é. Inclusive, graças ao seu comentário aparentemente insatisfeito com a minha argumentação, eu retirei os nomes presentes no post a fim de poupar as citadas e não ofender alguém em todo caso. Valeu aí a "dica".

      Excluir
    2. Na boa, eu também achei melhor não citar nomes, Mariana.

      Excluir
  5. Hoje até que recebo menos "ataques" via comentários, mas há um tempinho atrás tinham umas pessoas que entravam só pra tentar agredir! Hoje mesmo eu recebi um comentário perguntando: "você pesa 120 kg"? Eu fui lá e respondi a verdade, mas confesso que achei algo tão bocó alguém perder tempo pra escrever isso... Típico de quem na verdade não lê post, não te conhece, não se interessa por nada, ainda mais por outro ser humano... Mas eu estou encarando como sendo aquela bela coisa: cada um dá o que tem! Então precisamos ter paciência e saber filtrar cada coisa! Hoje tô mais segura pra entender que tem gente que te odeia, mas mesmo assim te segue, pq na verdade adoraria ser como você! Simples assim! Ótimo post! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cof, cof, cof.... Já baixou a poeira que a bruxa levantou?
    Mari, eu ia mesmo te perguntar porque vc não modera os comentários. Por que? rs
    Na minha profissão infelizmente rola essa tal de competição, a maldita fofoca, a inútil inveja e outros bichos escrotos...
    Evito o quanto posso, mas tem coisas tipo competições, festivais, e quando estou em um grupo que forma uma Compania, TENHO que ir e tentar ser melhor que outras. No fundo to andando para premiação q nem é em dinheiro heheheheh.
    Eu não tenho Face e nem blog e um dos motivos são as bad vibes. Para me comunicar eu pe;co a uma ou mais alunas para informar as coisas na internet (cursos, alteração de horários, links de vídeos, músicas, etc) e graças aos deuses elas SEMPRE me ajudam.
    Tb to nessa contigo, lindona: não gosto, não leio, não visito, não olho, não assisto, simpels assim ~.^
    Dou a maior força e apoio para vc retomar as aulas de jazz, é uma excelente modalidade!
    Só tem vc de aluna?
    Vi que vc é de Friburgo, Até me deu uma inveja, essa cidade é linda e faz frio! Tudo a ver com meu assustador estilo dark gótico vampiresco :P
    Eu vou achar um artigo sobre como dançar de improviso, ele foi escrito para outra modalidade, mas se aplica totalmente e vc sendo ixperta vai lembrar de steps e moves para fazer.
    Não espere pela turma, faz uma playlist com 10 min de musica para aquecer e alongar, 40 min de musica para dançar (deixando umas duas mais lentas no final) e mais 10 min semelhantes aos 10min iniciais. Arrasta o sofá e dança, gata!!!
    Depois que conseguir manter essa rotina 3x por semana pelo menos, vai dormir melhor, ficar mais feliz e soltar o stress. Endorfina is the best drug!
    A parada dos batimentos cardíacos é moleza: quando terminar de dançar, antes de desacelerar e alongar, veja quantas vezes seu coração bate, conte a pulsação no pulso ou pescoço, para estar numa faixa que te traga benefícios, se vc tem perto de 30 anos, seu coração tem que bater entre 31 e 40 vezes em 15 segundos que vc mede em qq relógio, celular, tablet.
    Dançar é como uma oração, a gente não faz oração falando? Dançar é orar com o corpo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mariana, eu uso a técnica que a Bia sugeriu, mas gosto mesmo é de colocar minhas músicas mais dançantes e simplesmente dançar como se eu estivesse numa festa! Tento manter-me dançando por pelo menos 40 min, nem sempre dá :(
    Dá uma olhada nessa aula do youtube e no canal desse professora http://www.youtube.com/watch?v=lpgna67Ab7A

    beijos e happy valentines :)

    ResponderExcluir
  8. Sabe, eu li e concordo com voce. Sobre as top, acho que muita gente critica apenas para extravasar suas frustrações por não ser como elas. Claro que tem algumas que são meio esnobes, aquela coisa de querer ser a diva chique e rica que só usa gucci, chanel e essas marcas top luxo. Mas, cada um na sua. Se não gosta, apenas não siga e pronto. Simples assim. Sobre voce ter medo de popularidade, acho que dá para levar seu blog pelo caminho que voce quer. Conheço blogueiras que mesmo com uma certa popularidade, canalizam isso para o bem. Então, acho que é mais uma questão da sua vibe, pois ela se reflete no seu blog. :D
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário