domingo, 9 de fevereiro de 2014

Receita ZERO ponto

Olá, Esbeldades!!!

Tudo em riba? =)

Bem, como algumas queridas estão firmes e fortes na pontuação e já tiveram o gostinho maravilhoso da primeira vitória semanal ante à balança, resolvi dar uma força compartilhando uma receita fácil e que, de acordo com o livrinho dos Vigilantes do Peso, 1 xícara rende 0 pontinhos! Trata-se de uma comida japonesa, uma espécie de pepino em conserva em "molho" agridoce; chama-se Sunomono. Vale à pena compartilhar!

Não vou me dar ao trabalho de transcrever a receita pois ela não é minha, passarei apenas o link:  



Eu faço do jeito que está lá no site, mas uso 4 pepinos japoneses aos invés de 3 para render e não ficar aquele "aguaceiro"... rs Quem achar que ficou forte demais, pode colocar água filtrada depois. Ou busquem sugestões lá nos comentários da receita. :) Para o MEU paladar, a receita é muito boa!

Atenção: já cansei de fazer sem o gergelim e fica gostosa do mesmo jeito. Como eu sempre acabo fazendo a receita aqui em casa, resolvi investir em um saquinho de gergelim do Mundo Verde, mas não é obrigatório. :) Quem for colocar gergelim, cuidado: não exagere na dose se não a salada fica com gosto esquisito! Uma colher de sopa rasa para uma receita inteira com 4 pepinos japoneses é mais do que suficiente. ;)

Outra coisa: sempre desidrato o tal do pepino como manda a receita, mas não sei se vale à pena fazê-lo porque depois temos que enxaguá-lo para tirar o excesso de sal - o que me parece um contrasenso: tirar água para depois enxaguar! :S. Nunca fiz a receita sem desidratar o pepino, mas sempre acho que é bobagem... rs #emcrise Se alguém já tiver feito a tentativa, me dá um feedback! :p

Aqui vão algumas fotos do meu passo a passo:

1) Antes eu ralava o pepino. Mas depois concluí que gosto mais quando o pepino está fatiado bem fininho:



2) Para desidratar o pepino, conforme vou cortando as rodelas, as coloco em um escorredor apoiado em uma panela/vasilha e salpico sal. Vou fazendo camadas de pepino e sal, pepino e sal...


3) Realmente o sal desidrata o pepino. Olha a água que sai dele depois de uma meia hora:


4) Aqui está o meu Sunomono: gostoso, diferente e zero ponto por xícara! #maravilha


Ah: já fiz com vinagre de maçã e ficou uma porcaria! Na dúvida, tentem a receita somente com vinagre de arroz. :)

Beeeeeeeeeeeeeeeeijo

10 comentários:

  1. Saudações Mariana! Hummmmm e que tal umas folhas de hortelã na receita para ficar refrescante? Eu tenho um problema sério com pepino, me dá uma azia descarada! Tem algum substituto? Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho o pepino indigesto, assim como pimentão de qq cor e abacaxi, mas se forem cozidos ou bem assados, muda tudo!

      Excluir
    2. Meninas, eu justamente procuro comer pepino e pimentão porque são indigestos!!! Eu fico toda vida para digerir esses legumes; só assim para eu controlar o meu apetite insaciável!!! rs Sou um saco sem fundo!!! uahuahuahauha

      Excluir
    3. Marcela, não sei com o quê daria para substitituir, o prato é japa... :/

      Excluir
  2. Oi, Mariana, sim sim sim tem que desidratar, porque aí o pepino absorve o vinagre e o açúcar, eu adoro esse prato. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas gente desidrata para hidratar depois? Não parece esquisito?? rs

      Excluir
    2. Esquisito se fosse hidratar com água só, mas o vinagre e o açúcar dão outro sabor e textura ;)

      Excluir
    3. Mas nada contra novas experiências culinárias, eu vivo inventando e reformulando, é válido!

      Excluir
    4. Olha, vc me parece mais entendida do que eu no quesito desidratação... Vou manter a receita... hehehehhe

      Excluir

Deixe aqui seu comentário