sábado, 28 de fevereiro de 2015

Um look genial

Olá, Esbeldades!!!

Como vocês estão??

Eu ando na maior maré mansa porque as aulas do mestrado ainda não começaram. =) 

Tenho tido muito tempo para looks do dia mas nenhuma ocasião para eles, portanto, nada de looks para o blog. #fuén 

Acontece que só fotografo quando estou MESMO de saída, não banco #aloka de me arrumar, tirar foto e depois me desmontar toda de novo. hehehehe Sendo assim, já que eu não tenho tido quantidade vou então maximizar a "serventia" dos looks por aqui postados dando "altas explicações". Se você não tem mais o que fazer, aqui é o seu lugar minha querida companheira. rsrsrs

Tudo começou no instagram (agora eu tenho graças à Leticia do Alelubets! rs). Lá tem umas meninas bem populares que lançam eventos semanais. Por exemplo: "azulnotrabalhoweek" e aí todo mundo vai trabalhar de azul e marca o look com a hashtag dada. Pouco construtivo, eu sei, mas para quem se diverte com pouco como eu, é um prato cheio! heheheh Ah, o meu ig lá é barbieri_mariana. Se tiver alguém daqui por lá, chegue mais! :D

Pois bem. Essa semana estamos em #mixdeestampasweek e a mulherada está insana se jogando nas estampas. hahahaha Daí, que eu pude tirar duas conclusões sobre roupas (não quero entrar no mérito de discutir as necessidades de apreciação e entrosamento que temos, nem o poder de persuasão dos populares tampouco as avalanches que as redes sociais podem provocar). Deter-me-ei a discutir sobre looks do dia, portanto:

1) O bacana do instagram é que você é exposto à muitas pessoas, inclusive as menos bonitas,mas que também gostam de moda e se interessam pelas novas tendências. 

Ás vezes olho um look em uma pessoa que não é bonita ou tem um corpo esquisito (para o meu gosto) e o primeiro impulso é achar que a roupa não está boa. Porém, como estou ali para ver as contribuições  do look do dia ou do mix de estampas (por exemplo), é necessário que uma reflexão sobre o look seja feita: eu não gostei do look ou da pessoa que está bancando ele? Se fosse um manequim de loja usando esse visual, será que eu teria gostado? Depois que reflito sobre isso, foco na roupa e mudo até de opinião muitas vezes! 

Interessante esse exercício para mim: o #lookdodia é para mostrar a roupa e não evidenciar quem a veste embora ambos estejam de mãos dadas. Ademais, é também uma forma de desmistificar esses padrões de beleza vigentes  que parecem ser os únicos detentores de bom gosto e boas escolhas para o guarda-roupas. Depois do insta, percebo com muito mais frequência que tem um bocado de mulher "comum" que se veste lindamente e fica espetacular!!! Para quem gosta dessas futilidades, vale a visita! =D

2) A segunda conclusão é sobre o mix de estampas. Esse é o hit da semana e quem procurar pela hashtag vai ter vertigens: muitas cores e formas vão invadir sua tela. A mulherada está empenhada nas misturas e ao passo que umas estão se saindo geniais (algo que beira quase o artístico), outras estão meio sem noção. Eu acho que independentemente das técnicas usadas para misturar estampas (fundos do mesmo tom, cores afins, estampas grandes com pequenas, fundo escuro e motivos pequenos para as gordinhas, listras verticais para as baixinhas etc), o senso estético deve prevalecer SEMPRE. 

Não é porque você está "tecnicamente certa" que o conjunto final ficará harmonioso; o mesmo vale para a ideia contrária: não é porque você fez uma mistureba danada e ignorou "as regras" que seu look ficará feio. Eu acho que esse negócio de mix de estampas não é ciência exata, apesar da "matemática" prescrita em blogs de modas e revistas. 

Não importa se hoje em dia "pode tudo" e todos os corpos podem vestir o que quiser. A lei do vale-tudo só triunfa se você tem consciência corporal. Acho que tem faltado isso um pouco na chuva de looks do insta... Tem muita gente no afã de se mostrar "fashionista" e que no fim, faz escolhas feias e acaba parecendo uma cortina floral vintage - quando não um carro alegórico de mau gosto. 

É importante lembrar que o mix de estampas entrou na moda para enriquecer, multiplicar as possibilidades visuais - não para causar poluição ocular. Claro que tem aquelas pessoas que são fashionistas e desejam causar, ostentando personalidade. A essas, o meu aplauso: eu não tenho coragem de chocar ninguém; sobre roupas, meu compromisso é com o melhor esteticamente possível para encaixar meus atributos e defeitos. hahaha Contudo, pelos perfis que vejo pipocando no insta, penso que tem muita gente misturando tudo (como fashionistas) sem ter a tal atitude para bancar. É como se diz por aí:


 (Não é o que você veste, mas sim como)


Daí, o que era para ser inusitado, acaba tornando-se ridículo e visualmente cansativo, com muita informação. 


É uma linha muito tênue, sem dúvida. Mas continuo achando que o exercício de fotografar a si mesma é o melhor para tirar nossas próprias conclusões. (Já tratei mais detidamente sobre isso aqui)

Eu, pessoalmente, antes de definir o look fico me olhando no espelho como um todo: atento à proporções, às tonalidades da roupa, às bijous... Tudo tudo. Quase sempre troco de ideia e em seguida, de roupa. kkkkkk E mesmo assim eu saio insatisfeita inúmeras vezes - caso de ontem! hehehe

Vou postar uma foto do look meio misteriosa por aqui e no próximo post divago sobre o visual com calma se não o post fica muito grande e vocês me abandonam antes do fim... hehehehe



Bem, já que o papo foi sobre mix de estampas no insta, selecionei os meus looks favoritos, cada um com seu estilo próprio, e pedi às suas respectivas donas que me enviassem as fotos. Elas mandaram (muito obrigada pela colaboração, meninas!!) e agora vamos prestigiá-las:

A Fátima apostou em um mix de poá com poá (bolinhas). Amei a "conversa contrária" que ela bolou: fundos e poás com as mesmas cores mas de maneiras opostas.  Achei que ficou criativo e divertido apesar do look sóbrio:




A Nara foi mais ousada e apostou em um mix de três estampas: poá na blusa, listras na dobra do blazer e listrado no sapato. Já falei por aqui que começar usando mix de estampas entre blusas e sapatos é uma boa maneira de aquecer as turbinas para se jogar na modinha. Como o mix fica longe um do outro visualmente, acho que ninguém precisa entrar em paranoia com receio de "estar fazendo feio".  Uma outra coisa que também foi BINGO na escolha da Nara: observem que ela se arriscou no mix mas manteve "a base" do look escura: calça, blazer e blusa. Isso também contribui no impacto visual e acaba nos dando um pouco mais de liberdade para testar estampas concomitantes. 




Parece a Barbie mas não é: o nome dela é Karen! rs A Karen se joga com força no mix; acho que o fato de ser magrinha é um fator que favorece suas "surubas de estampas" hehehe: ela não tem volume para disfarçar. #garotadesorte Pois bem: o que me fez AMAR o look da Karen foi a estampa dessa blusa - essas flores são tudo de lindo, vai! Enfim, a blusa é linda mas acho que se ela a usasse com saia, jeans ou peça lisa ainda assim ficaria apenas linda. O fato de ela ter misturado essas duas estampas, da forma como estão, tornou o look mais que bonito, mas sim, autêntico. Ah, reparem como o blazer dá uma quebrada no visual estampado - tomem nota disso, as donzelas que ainda têm medo de se arriscar no mix. =)



Por fim, a cereja do meu bolo: o look da Alessandra! Esse look ultrapassou o meu conceito de beleza - para mim, é artístico!

Observem como apesar das peças serem bastante estampadas, elas estão em equilíbrio! Primeiro a base do look: azul com amarelo, uma combinação que amo e funciona muito bem. Depois, os detalhes de amarelo e azul claros na saia com as borboletinhas azuis da camisa. Ah! E para mim, o que coroou esse outfit foi o cardigan por cima dos ombros fazendo a conexão final entre o azul claro da saia e o próprio.  Coisa mais linda! Uma pintura!




Olhem os detalhes da estampa que a Alessandra coordenou: as borboletas se parecem! Estas estampas poderiam estar perfeitamente em um mesmo vestido, sintonia totaaaaaaaaaaaaal!! Amei mesmo!!




Bem, meninas. Esse foi meu parecer sobre o #mixdeestampasweek. Apesar das críticas tecidas aqui, não pretendo desencorajar ninguém a se arriscar nesse universo, principalmente porque o tal "senso estético" sobre o qual me referi lá no começo, tem a ver com gosto pessoal - "estético" é só mais um conceito relativo nesse mundo de meu Deus. rsrs Portanto, para concluir esse post giga, vai apenas o reforço:

Se está de acordo com o que você acredita ser belo, use. Mas que o seu belo seja,  de fato, o seu belo e não o de alguém que você quer copiar. O mix de estampas não é misturar cores, mas sim, fazer escolhas que podem favorecer ou prejudicar seu tom de pele, as proporções do seu corpo e a sua autoestima no final do dia.  ;)



Beeeeeeeeeeeijos

3 comentários:

  1. Estou encantada com sua capacidade de dissertar com tanta clareza sobre os assuntos. Se é que vc já não percebeu, eu sou prolixa e me disperso nos assuntos, então escrever em um blog é quase uma terapia, um tratamento. Sobre suas observações para os looks do mix de estampas, primeiramente me sinto muito honrada em ter sido colocada em destaque dentre os looks escolhidos. Como já falei várias vezes no instagram, sempre tive (e tenho) muita dúvida e insegurança em escolher roupas que fujam do padrão (calça escura e blusa estampada). Esses desafios têm sido um exercício diário em tentar o diferente. Morro de medo de fazer feio e de não me alertarem para isso. Percebo tb combinações que não me agradam, e imagino que assim como eu, outras meninas se sintam mal em comentar de forma negativa. Por isso eu IMPLORO, me puxe a orelha quando não estiver legal. Apesar de saber que gosto é algo pessoal e intransferível, sei que aberrações são aberrações, então não dá para passar desapercebido. O extremo negativo pode, e deve, ser evitado. Também vejo muitos looks ditos LINDOS pq vestem as famosas (blogueiras ou artistas) e por isso, tenho minhas dúvidas em dizer para alguém o que é feio ou bonito, mas deixo essa abertura para vc e para as demais. Não quer dizer que vou concordar, mas prefiro receber esse feedback e poder pensar melhor na próxima vez (eu e o espelho). Adorei sua resenha e desejo voltar muitas vezes para ler mais. Bjs!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Mariana! Hahahaha... adorei as descrições. Não sou tão prendada assim para conseguir tanta mistura... realmente, as fotos que vc postou me deram um pouco de vertigem! hahhahaah vc precisa postar os looks que vc é a minha referencia tá!? Rsrsrsr Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana, tb fiquei como a EXNV Marcela, tive sensações estranhas. Sempre que ouço falar sobre o instagram fico curiosa, mas nunca me animei a aprender e participar. É difícil? Ensinaaaaaaaaaaaa a gente, please?
    bjkas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário