domingo, 22 de fevereiro de 2015

Gigolô da moda

Olá, Esbeldades!!!

Hoje eu vim compartilhar um look que talvez seja diferente para as menos ligadas em moda porém bastante batido para aquelas que seguem uma meia dúzia de blogs que falam sobre tendências.

Se você é "das antigas", acredito que você tenha como máxima a filosofia de que estampa só deve vir acompanhada de uma outra peça lisa, certo? Pois é,  cara amiga das antigas, sinto lhe informar, mas as coisas estão mudadas - ao menos temporariamente porque na moda nada é eterno, exceto o tubinho preto... hehehe


Já tivemos com o color block(ing) em alta (uso de cores fortes em um mesmo look): 



(Coisa mais linda esse look abaixo):


E eu o usei com a desculpa da Copa, lembram?


Inclusive, recentemente usei da mesma tendência (ainda que não mais tendência! rs) com a mesmíssima calça:


Depois dessa poluição colorida em alta, tivemos a fase dos looks "total white", ou seja, o branco imperava como símbolo de elegância e rykeza:



 Eu bem que queria bancar um visual desses (quem não quer bancar a elegante e ryka?!) e até tentei; mas não deu certo por motivos de - gordurinhas. Acabei jogando cores no look e esse foi o mais próximo que consegui de total white: 


 Lembram?


No looping da  moda, seguimos agora por uma tendência que privilegia mais informações do que looks monocromáticos -  vale dizer que os looks brancos foram os mais sofisticados, mas outras cores também foram usadas para essa tendência do "total color". A referência do momento que se contrapõe à anterior, é o mix de estampas: ou seja, estamos na era em que misturar bolinhas, listras, animal prints, florais etc é o que há de mais fashion nos últimos tempos. E a minha escolha para o look que eu iria postar hoje (iria porque o post já está giga!!) contava com listras e oncinhas. 


Apesar de ter montado meu look com a tendência do momento, gostaria de esclarecer que não me sinto uma vítima da moda, mas sim uma gigolô da mesma. Explico-me  a seguir.


No mundo da moda, fazendo uma análise leviana pelas blogsferas e "instamusas", posso perceber que temos 3 tipos de usuárias do universo fashion. São elas:

1) As fashionistas: são aquelas mulheres cuja "maturidade fashionística" está acima do bem e do mal. rs São aquelas mulheres que lançam moda, que quebram barreiras, que causam estranhamento visual com os seus looks. São o tipo de pessoa que ninguém ousaria dizer que têm um estilo brega - nem lindo de morrer. kkkk Para esse segmento, a moda não é uma questão de estar bonita ou feia, mas sim de se fazer uma releitura criativa das supostas tendências, sejam estas contemporâneas ou passadas. Exemplos:





2) As vítimas da moda: são aquelas que, por alguma razão, precisam estar sempre lindas e "na moda", sendo que estar na moda é um imperativo e tanto. Vou citar como exemplo a minha mais querida blogueira, a Camila Coelho. Observem o look:



Essa menina é linda, tem um corpo lindo e até saco plástico amarrado com barbante ficaria divino nela. Entretanto, neste look, temos uma venda de produto claramente voltada para as vítimas da moda. Pelo que acompanho da Camila, esse estilo não a define e só a vi usando esse macacão apenas uma vez - neste post. hehehe

 Mas então por que ela estava fazendo propaganda dessa roupa? Porque tem gente que vai comprar - mesmo que não seja seu próprio estilo - só porque está na moda. Camila Coelho fotografou com esse macacão porque ela é uma das "formadoras de opinião" e precisava endossar essa modinha do macacão (que dessa vez não colou, a propósito!). 

Quantas meninas usaram a calça do Beetle Juice há um tempo atrás? hahaha Era uma tendência passageira mas se alastrou pelas ruas e shoppings, agora, não vemos uma viva-alma com a indumentária. Dinheiro perdido. Se as meninas gostavam mesmo do look listrado, por que não continuo vendo o desfile das listras brancas e pretas por aí? Algo me diz que comprar a roupa do Beetle Juice foi fogo de palha, fogo este típico das vítimas da moda.



3) As gigolôs da moda: são aquelas que acompanham as tendências e as seguem se estas lhe agradam/ favorecem. Eu penso que sou uma delas: na verdade, nem sempre uso as tendências que me agradam porque elas nem sempre me favorecem e pessoalmente prefiro estar mais bonita do que na moda. hihihih Por exemplo, eu acho as saias de sino super interessantes...


... mas me engordam que é uma desgraceira (amarga desilusão nos provadores da vida)!!!! Então, por mais em alta que este modelo esteja, ele não vai entrar no meu guarda-roupa porque eu dispenso tudo que me deixa maior.  

Outra coisa que não entra na minha wishlist são os tais sneakers porque eu particularmente acho esses sapatos horrorosos, costumo associá-los àquelas botas ortopédicas usadas em crianças antigamente... Maluquice minha?? rs



Então, por que o termo "gigolô da moda", Mariana? 

Porque a minha relação com a moda é de uso em benefício próprio. A moda é minha vítima: se ela me agrada, ótimo! Damos as mãos. Se não me agrada nem me favorece, aguardo até a próxima tendência. hahahaha Uso color blocking até hoje porque cores fortes me favorecem; o total white não rolou para o meu biotipo. O mix de estampas já me é uma realidade enquanto que as saias midis listradas são uma possibilidade (torcendo para que me favoreça! rsrsrs)...




Enfim, pensando nisso tudo acabei desistindo de postar o look mas acho que valeu a reflexão. 

Claro que esses conceitos malucos que propus aqui não são engessados e que todas nós podemos ser um pouco de cada. 

Eu definitivamente não sou uma fashionista porque receio causar estranhamento. Sei que tenho necessidade de aprovação, portanto, admiro quem é destemida e arrasa nos looks sem medo. Certamente já fui vitima da moda, mas acho que com o passar dos anos estou cada vez menos já que tenho focado gradativamente no que me veste bem para eu estar no meu melhor possível uma vez que os quilinhos parecem ter se afeiçoado a mim e toda ajuda das roupas ficou bem-vinda na minha rotina rsrsrsr. 



E você? É uma fashionista, uma vítima ou gigolô da moda?


A gente se vê no post de amanhã! ;)


Beeeeeeeeeeeeijo

5 comentários:

  1. Saudações Mariana! Eu não sou nenhuma das opções, eu apenas me visto, kkkkk. Trágico, sim, eu sei! Mas fazer o que, creio que se vestir é um dom! E ter prazer nisso é uma dádiva! Estou tentando aprender! Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana! É minha primeira vez aqui e gostei muito desse post. Bem interessante sua análise. Bom, acho q já fui vítima no passado, mas agora nos meus 36 maduros aninhos, estou sendo gigolô... Amo color block e uso até hoje...muitas vezes já fui parada na rua por pessoas q disseram nunca ter pensado em misturar aquelas cores em questão. Tb acho q para mim funciona... A calça listrada e outra peça q uso bastante. Jogo uma camisa com cor forte e vamos simbora...tem um look no meu insta, que eu misturei a calça listrada com outra estampa ( floral). Eu amei! Se quiser ver, é esse aqui ó: http://instagram.com/p/ykxndKsBQD/
    Bjs Mariana e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que essas saias trompete deram certo pra mim? Eu torcia o nariz só em olhar. Prefiro o modelo "lápis". Mas tive uma surpresa quando experimentei.

    ResponderExcluir
  4. kkkk, ammeeeiii esse post. Você imprime a sua originalidade nele, adoro isso!!! E descobri lendo-o que tbm sou gigolô da moda, e não vou mesmo usar uma coisa só porque está super in e toooddooo mundo gosta!!! Se eu gosto e me favorece, beleza, se não, azar; não compro!!!
    Uma pena que parou com seus posts, deveria continuar, porque adoro blogs com uma pitada ácida na escrita, são mais inteligentes e tô percebendo que o seu é bem assim!!! Beijos no coração, linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Saudações Mariana! Rsrsrsrs... vc me deixou sem jeito, kkkk, aqui esta o link da postagem que comentei: http://vaidadezero.blogspot.com.br/2014/02/e-nas-coxa-mas-faca.html Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário