quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Falando de amor em BACK TO THE PAST

Conversando com uma amiga escutei o seguinte drama: "e então, eu não me sinto mais desejada. Meu namorado diz que eu tenho que emagrecer, pesar 47 kg (ela está com 50kg!), que a culpa é minha...".

 

Eu fiquei olhando para ela: uma moça bonita, com um corpo que toda mulher gostaria de ter, independente, carinhosa, decidida... e se sentindo uma porcaria!

 

Quem nunca viveu um drama desses é uma sortuda. A história dessa amiga acabou me trazendo para um passado não muito distante que felizmente contrasta com o meu presente. Sigam-me as fifis! hehehheheheh

 

Amor, filhos, brigas, abandono, traição, solidão e descaso. Já disse tudo, não necessariamente nessa mesma ordem, se é que houve uma. Foi um mix de coisas, um soco na boca do estômago. Essa era a minha sensação. 

 

Tive a sorte de ter namorado rapazes legais, que me tratavam com respeito e me admiravam. Considerava-me uma boa namorada. Porém, às vezes pinta um camarada na nossa vida que rouba nossas certezas; foi o que aconteceu comigo.  Incrível como você pode ouvir por anos, de dezenas de rapazes, que você é linda e maravilhosa mas basta que UM não o diga ou aja como se você não fosse, que a opinião dele passará a ser a mais importante e verdadeira.

 

Acontece com frequência nas nossas vidas amorosas. Sempre tem um lambão (meu pai que fala isso!! rs) que te trata com indiferença, que não faz questão da sua companhia, que te troca por futebol, internet, outras mulheres e te deixa sofrendo, tentando descobrir em que você está errando.

 

Por anos eu tentei me superar: ficar mais bonita, mais legal, mais bem posicionada na carreira, mais magra, ter mais grana, ser uma mãe melhor, uma mulher mais divertida... A lista de tantos "mais" que eu queria para minha vida na tentativa de agradar o cavalheiro era infindável! Era uma superação diária, eu não podia relaxar. Estava sempre pronta para qualquer coisa; não que ele fosse me solicitar (Imagina! Solicitar a mim?? Faz- me rir!), mas caso ele assim o resolvesse lá estava eu. :-/

 

Na época, eu era capaz de fazer qualquer coisa para fazer aquele camarada ficar na minha vida embora soubesse que a culpa por ele não me valorizar nao era minha: eu JÁ era legal, bonita, boa mãe, divertida etc etc. Não tinha que ser mais nada, carambolas! Hoje eu vejo o quanto estava errada...

 

Fui capaz de tudo, menos de me valorizar. Eu me olhava com os olhos que ele me olhava. Eu me media do jeito que ele me media. E sabendo que sou uma pessoa tão bacana e do bem, nem acredito que fui tão cruel comigo mesma.

 

Como pude me olhar no espelho e chorar me achando feia?

 

Como pude ter me formado na época certa, com um bebê, zilhares de problemas, ter uma média geral de 85 na melhor universidade do Rio de janeiro e ainda assim me acreditar incompetente?

 

Como pude deixar que as atitudes de outra pessoa me fizessem acreditar que eu era  menos?

 

Eu não sei.

 

Da história, recebi uma autoestima despedaçada, caquinho por caquinho. E quando vejo amigas com um drama parecido não consigo deixar de me lembrar do pesadelo. Isso acontece com qualquer uma: com a bonita, a feia, a magra, a gorda, a nerd, a burra, a fashion, a brega... Basta que a moça se permita ficar com um rapaz que não a valoriza e voilá: Autoestimas Arruinadas comig soon.

 

O que era pesadelo virou sonho pois Deus, com sua infinita bondade, me presenteou com um amigo que virou ficante, que virou namorado, que agora é noivo e no fim do ano será marido. 

 

O amor, o cuidado e o carinho constantes revitalizaram a minha autoestima.

 

Vocês devem estar discordando de mim e pensando: "a autoestima não deve depender de ninguém, você simplesmente tem que  tê-la a despeito do que lhe dizem".

 

Penso que não. A nossa imagem (e junto com ela, nossa autoestima) é uma construção social: você é o que os outros falam de você e o que você diz sobre si mesma. Se você escuta que é feia, acabará se entendendo com feia; se você diz que é charmosa, as pessoas vão acabar te vendo assim.

 

Portanto, acho que devemos atentar para quem participa dessas construções sociais em que nos colocamos: será que colocar uma pessoa que nos deixa para baixo ao nosso lado é uma estratégia interessante? O que será que recebemos de uma relação assim?

 

Para terminar, deixo esse texto cuja autoria desconheço (se alguém souber, coloca nos comentários, please!) mas que é brilhante... Pena não tê-lo conhecido na época. É só clicar no link abaixo:

 

ELE QUEM MESMO??


A beleza não vem do rosto. A beleza está na luz que vem do coração.
 
 
 

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos

 
 

8 comentários:

  1. Muito bom, Mari!! E vou recomendar para umas amigas!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, vc sabe pq! Ai amiga!! O que falar disso tudo?? Acho que vc já disse né?
    Eu estou nessa fase agora por que? pra que? será que é esse?
    Muitas dúvidas...mas meninas saibam de uma coisa: NÃO somos culpadas de nada e se vc tem alguém assim ou já teve, tenha certeza que a culpa não é sua, eles que não nos merecem. Entregue nas mãos de Deus que Ele nos guiará!!!
    Te adoro cada vez mais Mari!!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, li o link! Pois é, posso não estar 100% feliz comigo, mas não sou de jogar fora. Sei o meu valor, sei o que sou, o que tenho e o que quero, mas mesmo assim eles nos incomodam. Acho que chegou a hora de começar a olhar mais pra mim, sabe? Fazer exatamente o que aquela mulher diz no texto. Não por ele ou por ninguém, mas por mim mesma!
      Adorei!!!

      Excluir
  3. Você também é mamãe! Que legal, eu não sabia!
    Bom, sobre o post eu acho que todas as mulheres já passaram por situação semelhante né?
    Eu era bem novinha quando passei por isso. A minha sorte é que sempre fui muito orgulhosa, então eu não me humilhava para ele, mas sofria muito escondida.
    O sujeito não queria compromisso para poder ficar com várias mulheres ao mesmo tempo, e eu que estava apaixonada me sujeitava a ficar com ele escondido. Depois sofria vendo-o passar com outras na minha frente.
    Até que um dia uma dessas virou a namorada dele para o meu espanto, mas mesmo assim ele continuava me procurando.
    Aí eu questionei:"Se você gosta tanto de ficar comigo porque não me pediu em namoro e ainda começou a namorar outra?"
    Ele não soube responder e nunca mais colocou a mão em mim.
    Chorei viu... Nossa, como me doeu fazer aquilo, mas foi preciso.
    Anos depois, quando eu virei "uma linda mulher", o mesmo sujeito veio pedir para conversar, pediu desculpas, perguntou se eu poderia dar uma nova chance.
    Ah como é doce a vingança! kkkkkk
    Eu enrolei o sujeito durante semanas marcando e dando bolo, e um dia passei com outro na frente dele. Delícia! rsrsr
    Eu sou assim. Perdôo, mas nunca esqueço o nome. E se a vida me der oportunidade, pode ter certeza de que terá volta.
    Que bom que hoje está feliz querida. E será assim por todo o sempre!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Mari, eu acho que às vezes não estamos muito bem conosco e acabamos deixando esses encostos entrarem e estacionarem em nossas vidas... Mas em algum momento, depois daquele banho de sal grosso, deixamos o encosto escorrer pelo ralo (não há mal que perdure para sempre).

    Penso que quando estamos de bem com a vida podemos achar aquele também de bem com a vida, que nos valoriza, que também valorizamos, o qual poderemos fazer feliz e que também tem esse mesmo desejo.

    Acredito que se não estamos de bem com a vida, não atraímos quem esta...

    Beijos, Adrinha.

    ResponderExcluir
  5. E amiga as vezes o amor atrai a pessoa. BJ GIGI

    ResponderExcluir
  6. Amiga... já tentaram fazer isso comigo... ter auto estima te protege desses encostos... mas se eles aparecem como furacão, o melhor é por um om par de chifres que eles ficam loucos... dão um valor danado!!!!infelizmente é assim que funciona. minha vó já dizia: quem muito se abaixa... mostra "demais" kkkkk, esses homens só dão valor para quem na verdade não faz o mínimo esforço e os obriga À conquista...

    Aline Santos

    ResponderExcluir
  7. Como a última coisa que li foi o texto da Martha, sempre ela, Medeiros, preciso dizer que to apaixonada, já copiei e vou compartilhar! hahaha

    É amiga, Deus faz tudo em seu tempo, Deus é perfeito! Qnd acontece a gente quase morre, depois agradece pelo livramento ne??

    Amei seu post hj!

    O BEIJO!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário