sábado, 5 de setembro de 2015

O pão e o arroz integrais: aliando-se aos inimigos

Olá, Esbeldades!!!

Hoje resolvi compartilhar com vocês algumas estratégias que têm me ajudado a contornar as "jacadas". Hoje vou falar sobre as minhas experiências com alimentos integrais, que não são nada queridos para mim. 



Vamos às dicas de hoje:

1) OS INTEGRAIS

TODO sujeito que está de/ precisou fazer dieta NA VIDA sabe que devemos substituir os carboidratos simples pelos complexos... Trocando em miúdos: deixar o arroz branco, o pão branco e as farinhas brancas, de um modo geral, e substituí-los pelas suas respectivas versões integrais. 



Retirado de Nutricionista Sara Medeiros

Tá. Mas e daí?

Primeiramente, nunca levei muito à sério esse papo de que os integrais nos dão mais saciedade... Como eu sou um saco sem fundo (hehehe), nunca me sentia suficientemente "abastecida" (leia-se: entupida! rs) com as minha porções ideias. Ademais, eu realmente não GOSTO de arroz integral. 

A mudança na minha vida ocorreu recentemente: comecei a comer os integrais, mesmo sem crer muito na saciedade que promovem e sem gostar do arroz. Agora, há quase 3 semanas dietando, percebo a diferença: não é que eu vá ficar "mais cheia" depois do almoço, mas percebo que quando como os integrais, consigo esperar as próximas três horas para comer na boa, sem surtos de boca nervosa.

Outro dia, o arroz integral aqui em casa havia acabado e eu comi do branco mesmo. Pouco depois do almoço eu estava zanzando na cozinha para procurar o que comer.  O mesmo para o pão integral: estou viciada no MEU pão; quando como outro, sinto fome antes da hora. Tenho consumido o pão de farinha 100% integral do Mundo Verde. É carinho, pouco menos de R$7,00, mas para mim, um pacote dura 7 dias certinho. Meu marido compra 6 pães franceses umas três vezes por semana e gasta quase R$5,00 no saco de pão. No fim das contas, o pão francês está saindo mais caro aqui em casa... Portanto, vou continuar comprando o tal pão do Mundo Verde. 

Se forem comprá-lo também, leiam os rótulos nas embalagens pois nem todos são 100% integrais, mas é fácil descobrir os que não são: basta ler os ingredientes - se tiver farinha de trigo, o pão já não é 100% integral; se fosse, teria somente farinha de trigo integral no rótulo, sem farinha de trigo misturada, entenderam?

Como não moro perto de uma loja do Mundo Verde, compro logo dois pacotes e congelo um deles. Se a validade estiver passando, mantenho o pão na geladeira... Dá para consumir assim tranquilamente sem desperdícios. Ah! Parece que esse pão também tem no super mercado Extra, mas como eu nunca vou lá, não posso afirmar com certeza. O pão é daqueles que tem pinta de fabricação quase artesanal e é de Lumiar, salvo engano.

Sobre o arroz, eu detestava arroz integral pois achava o gosto dele muito forte. Porém, depois que passei a deixá-lo de molho, minha vida mudou! Lavo o arroz e deixo-o de molho de 4 a 5 horas. É basicamente assim: eu acordo cedo e já na hora do café-da manhã, coloco o arroz de molho para fazê-lo na hora do almoço. Sem estresse! ;) Depois jogo a água fora, refogo e ponho para cozinhar. ATENÇÃO: é importante colocar menos água no arroz que o de costume pois ele estará macio. Costumo colocar água até um dedo acima do arroz. Leva cerca de 30 minutos para cozinhar. Fico de olho na panela para caso precise acrescentar mais água. 


Retirado de Quero ser magra de novo!


Fazendo o arroz assim, ele fica sem aquele gosto de palha característico e para os que não gostam desse tipo de arroz, palavra de escoteiro: dá para comer na boa, se fizer o preparo dessa maneira. 

Essa é a minha dica de hoje: invista nos integrais MESMO! Eles não vão parecer te deixar mais "cheia" após sua ingestão, mas pelo menos garantem que você vai conseguir esperar, na boa, pela próxima refeição. ;) Contudo, é sempre bom ter em mente a diferença entre fome física e psicológica:






Beeeeeeeeeeeeeijo

3 comentários:

  1. Eu e meus filhos estamos comendo arroz integral há dois anos. A questão da saciedade é verdadeira é impressionante. Com o gosto, a gente se acostuma. Os meninos reclamam, às vezes, e pedem o arroz branco. Eventualmente libero no final de semana.
    Ainda não consegui abrir mão do pão francês... Tenho facilidade pra comprá-lo e AMO. Mas vou testar sua dica de pão integral.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Mariana! Essa substituição, realmente é nessária, principalmente porque corta o processo de "clarificação" dos grãos. Vamos lá... que tal substituir o pai por batata doce? Rsrsrsrs... tá la no blo a postagem que comentei contigo! Se estou treinando? É LOGICO, eu sinto dores treinando ou não, então prefiro sentir as dores com um bom treino, já que o proprio treino me ajuda a amenizar a dor! Estamos aí, motivar sempre é bom! Continue assim! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  3. Saudações Mariana! Dona moça! Sumiu, beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário