sábado, 19 de setembro de 2015

Da queda ao disparo: o diário de uma gordinha

Olá, Esbeldades!!!

Sim, eu ando sumida. Semana retrasada foi uma semana horrível na dieta e nos exercícios físicos. Tudo começou em um fim de semana em que comi sem seguir a dieta muito à risca e quando dei por mim, perdi o controle.


Essa perda de controle se estendeu para segunda, terça, quarta... Vocês conhecem a continuação disso, né? Então! Daí, eu me pesei e adivinhem só: o 1,600kg que eu havia emagrecido de repente tornou-se 400g. Ah, mas que revolta que me deu: passei 3 semanas para emagrecer um quilo e meio e em uma semana já havia recuperado um quilo e duzentos.



É ou não é apara azedar o sujeito?? Nem tive vontade de escrever por aqui para narrar o fiasco que eu estava sendo. Mas, agora que eu consegui dar uma levantada no astral e disparar com a corda toda, resolvi dar as caras para continuar contando para vocês como vai o papo da "gordinha na dieta". Acho importante narrar essas quedas e como estou fazendo para me re-erguer. Deste modo, não fica parecendo que eu simplesmente fui acometida de um surto de motivação e assim fiquei até chegar ao meu objetivo. Quero registrar no blog todo o processo, das vitórias aos fracassos; quero poder ser motivação para alguém e, quem sabe daqui a uns anos, quando eu estiver magérrima (kkkkk!!!), que as pessoas saibam que caminhos percorri e que não mudei meu modo de pensar sobre a comida em um estalar de dedos. 

Emagrecer é difícil: tem semanas que estamos com o maior pique, tem outras que só queremos substituir os desnatados por um balde de Nutella... Mais alguém? =)



O começo é sempre a parte mais difícil mesmo: estamos gordas, partindo do zero; não se tem "resultado de motivação". Você simplesmente começa gordinha, faz uns exercícios, fecha a boca para as gostosuras e mantém fé de que isso será o bastante para que daqui a um tempo, com sorte, você seja recompensada. Valha-me Deus, como é difícil romper essa inércia!!

Daí que para nos mantermos motivadas, é importante que estejamos sempre nos estimulando neste sentido.

People often say that motivation doesn't last.  Well, neither does bathing. That's why we recommend it daily.:
As pessoas dizem que motivação não dura. Pois bem; o banho também não. Por isso, recomendamos doses diárias. 

O lugar de onde tiro minhas principais doses de motivação (esta de cima, inclusive) é o pinterest. Eu digito o tópico que procuro ("frases motivacionais", "exercícios físicos", "treinos", "dietas"...) e vou tentando me restabelecer dali. Alguns pins mudaram a minha vida (sério!) e um deles é este abaixo, que me ajudou a voltar para o foco inicial:

Giving up is the only failure. (( Blog for fitness & nutrition advice & motivation & ideas)):
Algumas poucas refeições "ruins" ou dias "ruins" não estragam uma dieta saudável. Desistir, sim.

Foi pensando nisso que voltei daquela semana em que joguei tudo para o alto: "Ok. Falhei. Mas não é essa semana que vai estragar tudo. Se eu desistir é que vai".

Daí, recomecei a comer o planejado pela minha nutricionista. Quando eu voltei lá, após três meses de abandono, ela disse que minha a porcentagem de gordura voltara à mesma inicial (32%, para registrar) e me recomendou que eu:

1) Não me pesasse. Ela disse isso porque, para ela, peso é só mais uma coisa para medir emagrecimento - mas não tudo, uma vez que ela está mais preocupada com a proporção de massa gorda e massa magra em meu corpo. A minha nutricionista defende que a balança pode tanto ajudar para o bem (quando vemos que os números caíram, ficamos no maior gás, né?!) ou para mal (quando não vemos os números descerem, pensamos: "não tá adiantando nada! Foda-se, vou comer a porra toda!" \o/). Deste modo, ela falou que eu só tenho autorização para me pesar no consultório dela. Claro que vou ignorar essa recomendação (heheheh), mas só vou considerar o resultado do mês no dia da consulta. Palavra de escoteiro!

2) Que eu comesse o que ela me passou DI REI TI NHO. Inclusive aos fins de semana. Ok. Meio radical. Logo eu que estou fazendo planos de Food Truck hoje à noite... hihihihihihih   Maaaaaaaaaaas, estou me esforçando de verdade. Para isso, resolvi pôr uma ideia que encontrei no pinterest em prática:


Para cada dia que fui à academia a partir de quarta-feira, dia em que tive a consulta, e para cada dia em que comi EXATAMENTE o que a nutri mandou, marco uma bolinha de gude. Estou super motivada com essas bolinhas... kkkkkk Ás vezes eu até penso em dar uma burladinha no que estou comendo, daí, eu penso: "Ah, mas se eu comer isso, não vou poder pontuar a minha bolinha. Hoje eu estou fazendo tudo tão certinho...". Já estou com 3 gudes no meu potinho da dieta; só marco a pontuação depois que escovo os dentes para dormir, assim, não corro o risco de marcar o meu pontinho do dia e depois sair devorando as panelas...

Uma coisa interessante sobre essa ideia é que, francamente, parece que estou fazendo essa reeducação alimentar há séculos... A sensação de abstinência dos doces é grande, daí, quando olho meu potinho, vejo que só tem 3 dias que estou fazendo tudo certo. Isso é bom para me fazer ver que às vezes quero um resultado "por todo o meu sacrifício que está durando uma eternidade" quando na verdade, o sacrifício mesmo tem pouco tempo de existência. É a fome psicológica que nos coloca esse desespero por um resultado imediato... Mas isso tudo é desespero de um corpo em privação de altas doses de glicose e gordura do mal. 

eat clean diet http://www.facebook.com/FindingTheRightDiet:

Planeje o que vai comer e então coma o que planejou. Somente o que planejou.

Finalmente, uma coisa que me marcou na consulta foi que a nutri tem por objetivo reduzir a minha porcentagem de gordura, ela acredita que chegaremos em um percentual legal quando eu eliminar uns 8kg. Daí, ela olhou meu papel de quando fui lá a primeira vez e disse: "você já era para estar pesando 61kg!". 

Isso, porque apareci lá em março, depois voltei em junho e agora em setembro. Sem querer fui à nutricionista de 3 em 3 meses certinho! Realmente, se eu tivesse feito tudo direito, talvez eu já tivesse atingido meu objetivo.

Por isso, encerro esse post com a seguinte reflexão: se você volta e meia faz dieta para emagrecer e se aborrece muito quando está acima do peso, imagino que você queira emagrecer DE VERDADE. Sendo assim, eu te desejo coragem para o pontapé inicial, que é o mais difícil, porque os próximos meses irão passar, se você emagrecer ou não; se você se exercitar ou não.


What will you choose to do for the next few months?  Workout or not?  This 12 Week Total Body Transformation Program will put you on the fast track to fitness :):

Eu acho que tem gente que não se incomoda em estar acima do peso e eu não tenho nada com isso, cada um sabe de si. Mas se você for como eu, que fica deprê por causa das gordurinhas, que se sente "menos" porque não está como gostaria fisicamente... É bem possível que você tenha marcado sua trajetória de vida com esses sentimentos ruins a seu respeito e a má notícia é que talvez eles continuarão a te perseguir, a menos que você ou consiga conviver com eles de maneira saudável ou consiga mudar seu corpo.

Eu procuro trabalhar a minha parte emocional, mas eu não vou esconder: não que eu seja uma pessoa triste, mas eu me sinto ainda mais feliz quando estou magra. A sensação de poder controlar o meu corpo me faz bem demais.


Enfim, estando gorda ou não, tic-tac, tic-tac, tic-tac... O tempo está passando... Por mais quanto tempo da sua vida você vai aguentar ficar com uma imagem que não te agrada?


AR....I seriously love you....everything about you....:
Agora!



Desejem-me coragem e persistência, meninas, que eu desejarei tudo em dobro para vocês!!


Beeeeeeeeeeeeeeeijo

3 comentários:

  1. Coragem e persistência!
    Vamos em frente! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Penso que todas nos pensamos e passamos por estes momentos . ..Também me sinto feliz boa parte do tempo ....mas sou mega mais feliz quando estou mais magra . .e tem dias que realmente e quase impossível seguir a dieta . esta semana com tempo ruim e feio foi trágica. Mas o sol retornou e com ele as energias pra continuar achando alface ,brócolis e frango as melhores coisas dessa nossa vida hehee ,Creio que o importante não são as vezes que caímos mas nossa capacidade de se erguer e continuar em frente . Bom domingo ...pra você . adoro seus textos . e não se exceda no Food Truck !

    ResponderExcluir
  3. Saudações Mariana! Vamos lá.... nunca podemos desistir.... pisar na bola é natural, temos tantos problemas.... mas viver nisso é sacanagem, huh? O que importa é o que VOCÊ QUER ATINGIR! Você prefere pesar 55kg mas estar toda flácida e cheia de celulite ou vc prefere pesar 68kg mas estar toda durinha de musculos recheando a calça jeans e os bojos do sutiã? Eu peso 74kg, mas minhas pernas são tão grandes que até eu estou me deliciando no espelho ou quando coloco um saltão 15 para ir trabalhar...ver minhas coxas marcando a calça jeans com um monte de gominhos é GOZANTE! demorou meu amor... demorou... mas quando aparece, fica lindo! Pense nisso, NÃO DESISTA e não pense que ser magra é a unica coisa que a deixa sexy e gostosa! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário