segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A gordinha continua na academia

Olá, Esbeldades!!!

Como eu falei nesse post aqui, junto com a semana tenebrosa da dieta, veio a semana pavorosa da academia. Tudo começou na segunda-feira passada quando CHOREI porque tinha que ir  na porcaria da academia!!! #soudessas




É uma afronta você ir para um lugar onde não se sente bem, fica deslocada, não está bem vestida e ainda sente dor e cansaço. É ou não é?? kkkk 





Eu havia conversado com a minha professora de Pilates e uma das professoras da academia, que já me conhece de outros carnavais, e elas cederam à minha ideia mirabolante: já que eu odeio tanto fazer musculação, eu poderia então abandonar a atividade e ficar somente fazendo as aulas de zumba, jump etc conjugando estas com as aulas de Pilates, que fortalecem a musculatura sem hipertrofiar, que não faz parte dos meus objetivos. 





As professoras em questão concordaram que seria melhor que eu fizesse uma atividade de que gostasse do que fazer uma que deteste, afinal, atividade física pressupõe assiduidade e continuidade, coisas que são difíceis de manter se você odeia o que faz. 

Claro que a mala da minha nutricionista (heheheh) disse que a musculação era muito importante pra emagrecer porque trabalhar os músculos faz com que as calorias continuem queimando mesmo depois do treino, portanto, puxar ferro queima mais do que essas aulas (palavras dela...). E eu ainda perguntei: "mas eu pego peso pena. Ainda assim é preferível insistir na musculação?". Ela respondeu afirmativamente.


Daí, eu fui sincera e disse a ela que eu não sabia se estava disposta a me sacrificar nesse nível. Eu já estou sofrendo que chegue em não comer "minhas coisinhas" e ainda ter que me torturar fazendo uma atividade que eu simplesmente odeio é o fim da picada!!! A nutricionista então falou que eu pensasse com carinho sobre o assunto. 

Saindo da consulta, fui para academia e lá conversei com a professora de educação física que foi enfática em dizer que eu deveria fazer o que gostasse e que fazer as aulas aeróbicas com o pilates seria, sim, suficiente para que eu emagrecesse e ganhasse tônus muscular; com essas atividades, eu não viro nenhuma panicat, mas meus objetivos não estão nem perto disso, tô de boa. 





Enfim, a professora da academia disse o que eu queria ouvir. Ademais, eram dois votos contra 1: a minha professora de Pilates e a da academia pensam que eu posso abandonar a musculação se mantiver uma atividade de fortalecimento muscular conjugada com uma de aeróbico. Só a nutri, que é um tanto marombeira rsrs, insiste na musculação - talvez ela desconheça meu grau de aversão à atividade...

Dito isto, eu já estava prestes a trocar meu plano na academia para o mês seguinte: ao invés do pacote de musculação, focar só no pacote das aulas. Contudo, como dinheiro não cresce em árvore e o mês de Setembro já está pago, decidi que concluiria as atividades de musculação deste mês e em Outubro eu resolveria minha vida. 

Acho que fui um conjunto de coisas: estava um dia lindo, a professora da sala de musculação já era minha conhecida, a academia estava às moscas, eu sabia que a "tortura da musculação" estava com os dia contados e eu ainda consegui aumentar meio quilo na minha carga. Por todos esses fatores, talvez eu tenha me sentido mais animada. 

Um dia ruim na academia, em que você fica deslocada, dolorida, perdida e encabulada é suficiente para você nunca mais querer voltar.




Mas o contrário também é verdadeiro: um dia em que você está tranquila e faz sua série no seu tempo e no seu limite também é o bastante para você se sentir motivada a ir mais vezes. Foi o que aconteceu comigo. =)






Segunda-feira passada chorei porque tinha que ir à academia e porque não conseguia me adaptar ao espaço. Mas eu insisti. Mesmo contrariada, puta da vida, achando um absurdo eu ter que fazer algo que eu odeio em nome do meu emagrecimento, eu fui. E insisti a semana inteira nisso. No fim das contas, acabou que eu fui vendo que as coisas não eram tão ruins quanto pareciam:

Tenho a oportunidade de me exercitar em uma academia legal, com um espaço limpo, amplo, claro, com aparelhos novos e professores atenciosos. As instalações certamente dão um upgrade no humor daqueles que não gostam do babado, como eu. Além disso, eu poderia me exercitar na rua fazendo caminhadas, por exemplo. Mas quando chove, não dá para ir; quando está sol, acabo fritando o meu cérebro. Poxa, na academia tem sombra, ar-condicionado e bebedouro - vamos combinar que nessas circunstâncias, a atividade física fica bem menos sofrida, né?!

Além disso, a minha série além de super light, já está feita. Os pesos eu aumento conforme a minha vontade e meu preparo. Tudo no meu tempo. Só vou morrer de dor se quiser.

Estou indo devagar em tudo, aumentando meio quilo por semana nos aparelhos, respeitando o meu tempo... Eu entendo que estou começando agora, preciso ter calma, disciplina e persistir na atividade. 

A insistência me levou a ir à academia mesmo sem gostar, mesmo sem querer, até o dia em que fui e não me revoltei por isso. Agora, preciso manter a empolgação e dar continuidade ao que finalmente comecei... Parece que peguei no tranco, sabem?


É isso, meninas. A minha dica para vocês é que mesmo odiando a academia, que tentem ir. Façam o pacto com vocês mesmas de irem todos os dias em uma semana, se possível. Quebrem a inércia. Aos poucos vamos conhecendo as pessoas na base do "oi, tudo bem?", vamos aprendendo a regular os aparelhos e tudo fica mais fácil e menos constrangedor. Mas a gente só se acostuma ao ambiente se frequentarmos o mesmo, não tem magia... Procurem ir em diferentes horários: de repente o horário que você está indo é que é cheio de gente sarada, marombeira e por isso, a sensação de ser um peixe fora d'água... Insista... O projeto é seu... Faça o que tem que ser feito CUSTE O QUE CUSTAR. 





Beeeeeeeeeeeeeeeeeijo

Um comentário:

  1. Saudações Mariana! Há quem pensa que o dificil é levantar os pesos... ts ts ts... está na alimentação a minha maior dificuldade! E de muita gente também, não só tua! Infelizmente a musculação não é um exercicio que deixe apaixonado qq um de primeira... eu mesma... ODIAVA ACADEMIA... mas hoje em dia é o que me resta, não tenho tempo, não tenho tempo e não tenho tempo para fazer o que gosto. Nadar é uma logistica fodastica, jiu-jitsu é uma atividade que é agendada, tenis é uma atividade cara, caminhar e correr demanda de tempo e lugar bom para isso... academia é a unica coisa que me resta. Você esta certa em fazer os exercicios com seu tempo e vontade... mas te faço... insista! Musculação faz bem sim!!!! E emagrece mesmo depois de parar o treino! Mude sua perspectiva... se console no choro com: VOCÊ NÃO ESTA FAZENDO ISSO SÓ PARA EMAGRECER, VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO POR VOCÊ AMANHA! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário