domingo, 27 de janeiro de 2013

Pensando sobre a tragédia

Hoje não começarei com o "Olá, mulherada!!". Hoje estou mais comedida. Estou sob o impacto da tragédia que houve em Santa Maria.

Curioso que hoje fui a uma festinha de aniversário de uma colega e voltei pensando no quanto eu estava feliz: os anfitrões da festa são amáveis e passei a tarde com minhas grandes amigas da faculdade, Su e Ju. 

Estava feliz porque a festa foi legal.
Feliz por ter amigos que amo.
Feliz porque minha filha se divertiu.
Feliz porque meu marido socializa bem com os demais maridos.
Feliz porque estou me aprimorando cada dia mais no volante.
Feliz por poder desfrutar de tantas coisas simples, mas que nem todo mundo tem/pode fazer.


Eu voltei satisfeita para casa, contente por ter a minha família, meus amigos e até então a única tragédia com a qual me preocupava era com a meia dúzia de trufas maravilhosas e os torresminhos sequinhos que mandei ver na festa.

Enquanto minha filha estava no banho vim dar uma olhada no face e percebi muitos compartilhamentos sobre luto. Ao apurar o assunto no google, li sobre a tragédia na boate. Acabou com meu domingo.

Eu nem vou "perder tempo" apontando a sucessão de erros cometidos nem vou ficar falando sobre ganância e descaso. Todos conhecemos o discurso.

Recuso-me também a falar das vítimas, em sua maioria jovens, que tiveram sonhos interrompidos enquanto festejavam a satisfação de estar na universidade. Todos lamentamos isto profundamente, tenho certeza.

O que mais me motivou a abordar o assunto foi pensar sobre como a vida é uma surpresa. Vejam vocês: enquanto ontem eu estava na casa de amigos, tranquila e feliz, havia cerca de 230 pessoas tentando sair de uma boate incediada. Foi na mesma hora. Poderia ter sido o contrário.  

Na boa, nem imaginamos quando uma tragédia dessas pode fazer parte da nossa vida. Li nas notícias que pessoas estavam sendo agrupadas para fazer o reconhecimento de corpos. Deus me livre de passar por isso. Deus livre a todos nós.

Jesus, livra o mundo disso, por favor, eu rogo aflita.

Podemos ser cautelosos e evitar alguns incidentes, no entanto, não estamos imunes a nada. Neste fim de tarde eu convido a quem estiver lendo essa postagem que pare para agradecer pela sorte que tem.

Poderia ser você na boate de Santa Maria.
Poderia ser sua casa nas enchentes de Londrina.
Poderia ser sua família nos deslizamentos de Friburgo.
Poderia ser  seu filho nos terremotos japoneses.

Poderia ser, mas não foi. Deus tem protegido a todos nós até  aqui. Por isso eu proponho que paremos para refletir -

- Estamos com sorte e até agora bem protegidos. O mínimo que podemos fazer é levar as nossas orações a todos que sofrem neste  momento. 


Espero que quem esteja me lendo agora se sensibilize com a lamentável desgraça. Que exerçamos essa  capacidade (um pouco perdida, a meu ver) de sofrer  pela dor do próximo.


Beeeeeeijos.

4 comentários:

  1. Me arrepiei e me emocionei com seu texto, Mari. É verdade, o mundo é um moinho e não sabemos o que pode nos acontecer a cada momento. Acredito que nada é por acaso, mas realmente é muito difícil pensar assim nesses momentos em que vemos a dor e o sofrimento de tantas pessoas de bem.
    Só nos resta elevar nossos pensamentos ao Pai e pedir que Ele transmita as melhores energias para essas famílias, dando-lhes força, resignação, coragem e fé para continuar...
    E agradecer mesmo a Deus, por até hoje ele ter nos protegido de uma tragédia como essas... :-(
    Beijos, querida
    Júlia Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Acho que estamos todos profundamente tristes com o acontecido.. e ainda em Porto Alegre começou um incêncio agora no inicio da noite num favela.. Tragédia atrás de tragédia

    ResponderExcluir
  3. é muito triste... fico pensando o tempo todo, poderia ser a minha familia, a minha amiga... o meu noivo... lamentavel

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Cada vez que vejo tv meu coração aperta e a sensação que tenho é que perdemos alguem conhecido, vendo tamanha a dor dessas famílias, mas como vc mesma falou, muitas vezes não damos valor pelo simples fato de estarmos vivos e com saúde e começamos a reclamar de tudo.
    Essa tragédia com certeza nos serve para agradecer a Deus todos os dias pelas nossas vidas e de nossos familiares.
    Deus esteja com todos nós e conforte aqueles que precisam.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário