domingo, 23 de novembro de 2014

Tudo acaba em pizza

Olá, Esbeldades!!

Eu não pretendo transformar o blog em um espaço de culinária, mas ultimamente tenho testado novas receitas e não consigo evitar compartilhá-las com vocês. :D

Tudo começou quando a página do Esbeldades no face (vai lá!) curtiu a página Receitas Light. Essa página é o maior barato: as receitas são super simples, daquelas que a gente anima a fazer, sabem? Recomendo a curtida! :)

Enfim, em um belo dia, eu vi o compartilhamento de receita de pizza com massa de couve-flor. Fiquei intrigada com aquilo e lá fui eu pesquisar no google e no youtube sobre essa receita antes de testar. Foi aí que vi que a receita é bem popular, sobretudo para o pessoal fitness. Eles chamam a tal receita de pizza low carb. 

Pois bem, eu vi por aí que a tal pizza de couve-flor consistia em couve-flor, ovo e mussarela na massa. Em  muitas receitas, vi que a galera usava a mesma proporção de couve-flor para mussarela; contudo, eu não faço dieta low carb, mas sim low cal, então, me encher de mussarela não seria uma opção para mim. Foi aí que assisti a um video em que um moço fazia a pizza com bem menos mussarela, portanto, juntei o melhor de todas as receitas e apostei minhas fichas na prometida pizza de sexta-feira! Vou dizer como eu fiz:

1) peguei metade de uma couve flor crua, lavada e seca e a coloquei no meu mini-processador. Sugiro lavar a couve e deixá-la secando porque o fato dela estar úmida pode desandar a receita. Observações: muita gente rala a couve, mas o processador te poupa tempo e força. Fiquei com medo quando vi o meu resultado final porque  1) vi gente dizendo que era para usar só a parte branquinha da couve-flor (mas eu usei tudo, menos as folhas) e 2) porque a couve-flor ralada nos vídeos parecia mais branquinha que a minha que ficou verdinha. Imaginei logo que já tinha começando errando, que eu deveria ter ralado só a parte branquinha mesmo. Mas fiquei firme no otimismo. 

2) O resultado de ralar/ processar a couve é que fica um monte de pedacinho tipo arroz integral muito cozido.  Optei por fazer 2 xícaras de couve-flor ralada porque segundo um dos vídeos que assisti na net, isso renderia uma forma grande de pizza e o lanche deveria ser para 3 boquinhas nervosas: eu, marido e filha. 

3) Adicionei às 2 xícaras de couve-flor processada, 2 ovos e 1 xícara de mussarela. De novo, estava indo contra os princípios das receitas que diziam que a proporção de couve-flor e mussarela deveria ser a mesma. Mas nesse ponto tive que arriscar: não adianta querer dar uma segurada nas calorias fazendo pizza de couve-flor e me encher de mussarela, né?  Ah! Li que a receita também pode ser feita com aquele queijo de bolinha, caro para chuchu, porque é mais light mas não rola fazer com ricota porque não "estica", segundo explicações que li por aí também. Talvez eu tente a próxima com queijo minas. 

4) Juntei todos os ingredientes em uma bacia e mexi com a mão mesmo. Não, não vai virar uma massa para você sovar. A propósito, achei a minha massa meio "aguada" e ralei mais uns dois caules de couve-flor - o que não fez muita diferença. Li pessoas dizendo que se isso acontecesse, que bastava espremer a massa com um pano de prato limpo. Porééééém, nem ferrando que eu faria uma cagada dessas com meus panos de prato, especialmente porque a lavadeira deles sou eu!!! A massa virou apenas um grude mas ainda assim não desanimei. rsrsrs Não coloquei sal porque a mussarela já é salgada.

5) Em uma forma (pelo que vi pode ser até pirex, meninas, não se prendam à detalhes!) untada com manteiga, fui colocando a massa cuidadosamente, deixando ela bem grudadinha e compacta, no formato da forma. A massa não ficou muito grossa.

6) Coloquei o tabuleiro no forno pré-aquecido em fogo médio e deixei a massa lá. Segundo o povo, o tempo varia de 15  a 20 minutos. A minha só começou a cheirar e a ficar mais coradinha com 20 minutos.

7) Retirada a massa do forno, coloquei molho de tomate para pizza, um pouco mais de mussarela por  cima, rúcula e tomate seco. Então, levei a pizza por mais 5 minutinhos no forno e voilá: :)



A primeira fatia foi servida para minha filha que saiu comendo antes que terminássemos de cortar as demais fatias para todos nós. Ela, como minha crítica de culinária (e bota crítica nisso!), aprovou! Comeu e falou: "É, está gostoso". E depois repetiu mais 1 fatia e meia! rs

Minha opinião: se vc está com DESEJO DE PIZZA, não se empolgue em fazer. Não é a mesma coisa. O gostinho da couve-flor fica, a massa é levíssima e levemente quebradiça. É o tipo da coisa que você come mas não enche... hehehehe #vaigordinha Se estiver com desejo, mate-o. Se estiver na boa, mete bronca na receita!

 Se você está numas de substituir sabores já conhecidos por outros semelhantes e aventurar-se em novas receitas, esta é imperdível: é saborosa, fácil, perfeita para um dia frio e para quem quer dar uma reduzida nas calorias. 

Vai um pedacinho aí? rs








Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo

Um comentário:

  1. Peralá, deixa ver se entendi... A couve flor segue crua durante toda a receita até ir ao forno?
    Eu tentei uma vez com ela cozida, e muito provavelmente por isso não tenha dado certo hehehe :p
    Vou tentar de novo no meu dia livre. Comecei uma nova dieta ( sim, eu sei, sou a rainha das dietas) que me permite um dia livre para invencionices. rs
    Valeu pela dica querida!
    Beijooooooooooo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário