terça-feira, 26 de novembro de 2013

Souflé de Legumes

Olá, Esbeldades!!!!

Hoje acordei às 4:15 da manhã por conta de um resfriado. :(

Poréééém, como Deus ajuda à quem cedo madruga, já fiz feijão, bolo de fubá e souflé de legumes hoje - e olha que ainda são 10:20 da manhã!!! rs

Enquanto fazia o souflé, me deu um estalo: "vou compartilhar essa receita com a mulherada lá do blog!".  Essa receita é da minha avó, coisa preciosa, heim?! rs Eu já fiz essa receita com sobra de legumes cozidos (batata, chuchu e cenoura), com couve-flor (maravilhoso!) e hoje fiz só com cenoura que era o legume que tinha em casa. hihihihi Gosto de fazer esse souflé de vez em quando, principalmente quando esqueço de descongelar a carne de um dia para o outro - essa receitinha é minha salvação porque dispensa qualquer carne e todo mundo aqui em casa curte. É meio trabalhoso mas vale a tentativa, ! :) Tomem nota:

 Ingredientes:
  • 1 xícara e meia de leite
  • 2 colheres de sopa cheias de farinha
  • sal à gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 pires de queijo ralado
  • 1 pires de queijo minas ou mussarela picada
  • 3 cenouras médias cozidas e picadas
  • 3 gemas e 3 claras em neve
Preparo:
  1. Cozinhe as cenouras levemente em água e sal
  2. Misture o leite com a farinha (faça isso com o leite ainda frio para não empelotar) e a manteiga. Leve ao fogo para fazer um mingau - use uma panela razoavelmente grande.
  3. Depois junte os queijos e a cenoura à este mingau salgado
  4. Junte as gemas às claras em neve delicadamente
  5. Adicione a mistura de gemas e claras ao mingau.
  6. Somente neste momento corrijo o sal (pois o queijo ralado às vezes já salga o souflé por si só)
  7. Coloque a mistura em um pirex untado com manteiga e polvilhe queijo. Asse por cerca de 40 a 60 minutos em fogo baixo (160 graus) até dourar. 
Quando  já está quase ficando pronto, um cheiro delicioso começa a perfumar a casa, é uma espécie de cheiro de pão de queijo, sei lá. Eu sei que é uma delícia :)

Uma dica para aquelas que não tem intimidade alguma com a cozinha: eu vejo que o souflé já está pronto quando espeto a faca e e ela sai "sequinha" (seca, seca ela não vai sair porque é um souflé, a consistência é molhadinha, mas vocês vão perceber que a faca sairá limpinha na medida do possível).

Observações de quem já testou a receita 300 vezes hehehhehehe:
- é possível colocar um knor de galinha no mingau. Mas na minha opinião, fica com um certo gosto de pozinho de miojo. Sugiro que testem a receita sem ele para terem uma referência de como é a receita original, depois façam seus incrementos, caso queiram. :)
- a receita não fica alterada se usar leite integral ou desnatado. Ela não "perde o ponto", entenderam?
- eu gosto de usar os legumes levemente cozidos, mas é possível usar sobras de legumes de um outro dia. Nesse caso, faça de olho: veja a quantidade de legumes que você tem e prepare o mingau salgado proporcionalmente. Em geral, essa receita que dei é feita com 1 xícara (ou 1 xícara e meia) de legumes cozidos (e picados em cubinhos pequenos).
- Sei que "pires" não é unidade de medida, mas a receita é de vó, prefiro não mudar... hahahahaha Para o queijo minas ou mussarela (raramente uso queijo mussarela), cubro o pires em QUASE toda sua circunferência porque gosto de coisas bem "queijosas". No entanto, recomendo que não exagerem demais no queijo, principalmente se for queijo minas, pois o sabor pode ficar meio rançoso.
- quanto ao pires de queijo ralado, dobrem o cuidado pois se exagerar a dose além de ficar com um gosto muito forte pode acabar salgando... :) Para mim, a medida ideal  é quando cubro todo o fundo do pires e só... Embora a unidade de medida seja a mesma (um pires) para o queijo comum e o queijo ralado, uso um pires de queijo comum mais generoso do que o pires de queijo ralado... Deu para entender?  :)

Algumas fotocas do meu souflé:

Esse acabou ficando mais moreninho que de costume pois como fiz de  manhã, tive que levá-lo ao forno novamente para aquecer na hora do almoço... :/ Mas ficou gostoso! :D

Ele "incha" no forno, fica lindão! Pena que quando tiramos ele murcha e não fica tão glam rs

Comi o souflé só com arroz branco fresquinho... #delícia

Enfim, é isso meninas!

Gostaram? 

Quem vai se animar e tentar o quitute? Eu recomendo, heim?! :)


Beeeeeeeeeijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário