segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Doces: matando as lombrigas

Olá, Esbeldades!!

E lá vamos nós com outro post... Um atrás do outro, igual um gafanhoto... hehehehe

No meu último post (veja aqui) eu disse que estava testando algumas técnicas para evitar as fissuras por doces e que em um outro momento as dividiria com vocês. 





Pois eis que chegou a hora. Vamos ver o que tem funcionado comigo:

1) MANTRAS

Repito para mim mesma várias vezes ao dia algo que eu queira/ precise muito ou em que acredito. Daí, quando sinto vontade de atacar coisas gostosas, falo para mim mesma meus mantras. São alguns deles: 

"Vestir 38 é mais importante para mim"

"Faça, custe o que custar" (quando preciso recusar comida ou estou com preguiça de me exercitar)

No meu painel do pinterest tem várias mensagens motivacionais ótimas. Estão em inglês, mas para quem se arrisca no idioma, dá um prato cheio. O link para navegar por lá é esse aqui




2) HABILIDADE DE RESISTÊNCIA

Estou fazendo um programa de dieta oriundo de um livro chamado Pense Magro

Na verdade, a minha dieta foi prescrita por uma nutricionista, mas a minha psicóloga me propôs fazermos as 6 semanas do programa proposto pelo livro uma vez que ele parte da terapia cognitivo-comportamental, que é a mesma abordagem usada pela minha psicóloga. Então, estou fazendo o tal do programa a mando dela... A parte de aprender a mudar os pensamentos tem me ajudado muito.

Uma das coisas que o livro propõe é que exercitemos nossa habilidade de resistência. Existem milhares de coisas gostosas no mundo e nem sempre poderemos saboreá-las e sermos magras ao mesmo tempo. Precisamos fazer nossas escolhas dentro do que é prioridade. 

Deste modo, nesse livro encontrei uma ideia que achei interessante: 

"A fome, a vontade de comer e o desejo (no livro, a autora considera estes como 3 coisas distintas) são sentimentos desconfortáveis, mas não emergenciais. É necessário aprender a tolerá-los"

E isso é uma verdade. Ás vezes eu cismo de comer alguma coisa em um dia; no dia seguinte, eu já nem me lembro mais do tal alimento. Já diz o ditado: vontade é uma coisa que dá e passa. Logicamente que tenho passado vontade; mas a boa notícia é que nenhuma delas foi duradoura... Cada dia tenho vontade de comer gordices diferentes, se eu acompanhar o ritmo, não vou emagrecer nunca... Então, quando você estiver na fissura de alguma coisa, tente segurar as pontas: não é o fim do mundo, é só desconfortável... Se você abrir uma exceção para este dia, quem garante que no dia seguinte você não estará fissurada em outra coisa...?? Você vai abrir quantas exceções para sua dieta?



Resistência às tentações e tolerância aos desconfortos... Tem sido um aprendizado diário, mas a cada vez que consigo, morro de orgulho de mim... Tenho achado melhor encarar o desejo como um sentimento desconfortável do que pensar que sou uma gorda loka que não pode ver um doce... Essa maneira áspera de tratar a mim mesma só estava me causando mais aflição, angústia e ansiedade. Os desejos vêm para todos, para os gordos e magros... A tolerância a eles é que irá separar o joio do trigo. 


3) ENXAGUANTE BUCAL

Ok. Isso vai parecer loucura; eu mesma pensei isso da primeira vez que li essa pérola... kkkk Explico: uma vez, no pinterest, estava lendo as técnicas de uma moça para se livrar da vontade de comer doce e ela afirmava que mantinha enxaguante bucal pela casa inteira... Óbvio que eu achei aquilo a maior doideira, maaaas... 

Resultado de imagem para desconfiada humor

Como de médico e louco cada um tem um pouco, resolvi testar... Afinal, que mal tem?

Eu não espalho enxaguante bucal pela casa toda. O meu Listerine tá lá no banheiro quietinho - mas como tem me ajudado! Depois do almoço, eu ficava desesperada por um docinho, sentia até dor de cabeça... E eu não escovava o dente até conseguir a minha sobremesa... Baita erro!

Agora, toda vez que acabo de almoçar, vou logo para o banheiro passar fio dental, escovar as canjicas e fazer meu bochecho. Não pelo motivo de que vou ficar com preguiça de fazer tudo de novo caso queira comer mais alguma coisa. O motivo principal é que o enxaguante bucal deixa a gente com aquele gostinho de menta fresca na boca, é um gosto até meio docinho... E ele tira o gosto salgado do almoço mesmo!!! Para mim, já fica contando como sobremesa.

A que ponto cheguei: fazer enxaguante bucal de sobremesa... uauahuahuha Ah, meninas, mas no amor, na guerra e na dieta vale tudo!! Ah, só para reforçar: eu não bebo o Listerine, faço apenas um bochecho, ok?

Não sei se o papo do enxaguante bucal funciona mesmo ou se é psicológico... Mas se eu afetar o psicológico de vocês como a moça do pinterest afetou o mesmo, vocês terão resultados! kkkk

4) RECEITA MARAVILHOSA




Se nada der certo até aqui, deixo para vocês uma receitinha que aprendi e dá uma segurada nas lombrigas:

Amasse 1 banana e coloque-a por 1 minuto no microondas. 

Depois, adicione 1 colher de sobremesa de leite em pó desnatado e uma 1 colher de sobremesa de cacau em pó (sem açucar). Misture bem.

E agora o toque final:

Rale um quadradinho de chocolate amargo por cima da mistura. 

Normalmente, uso chocolate meio amargo. Esse toque final faz com que o chocolate derreta ao entrar em contato com a banana quente... Fica tipo um fundue de banana. Coisa de louco! kkkk

A receita original é esta aqui porque eu alterei algumas coisinhas. De qualquer forma, esse link vai para um blog maravilhoso e inspirador. Vale a visita! ;)

É isso, meninas!!


Espero que essas técnicas sirvam para vocês também!!


Beeeeeeeeeeeeeeijo

5 comentários:

  1. Saudações Mariana! Talvez essa necessidade de doces excessivo seja do seu corpo querendo repor as calorias gastas nos exercícios! Eu ja fui a um monte de nutricionista mas ainda nao me achei com nenhuma, eu como bem e bastante, rsrsrsrs.... mas vamos que vamos. Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amiga amiga... o que seria de mim hein? Você foi o meu anjo do dia, de novo! Não foi a primeira vez e certamente não será a ultima. Aceita! Kkkkkk
    Que saudadeeeee!!!
    Muito obrigada pela força, de verdade. Eu realmente tenho tendencia a ser cruel comigo mesma.
    Sobre o livro, eu já tinha houvido falar mas não tive ainda oportunidade de ler. Será que encontro em pdf? Vou procurar... Concordo com tudo o que disse. Realmente existe um desconforto quando o dezejo ou a vontade se apresentam, mas a sensação de ter fraquejado é infinitamente pior. É devastadora. Pelo menos pra mim... Adorei as suas estratégias, certeza que irei adotá-las também. Minha flor, mais uma vez obrigada por tudo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. *desejo. Esqueça que viu escrito com "z". Kkkkk

    ResponderExcluir
  4. *desejo. Esqueça que viu escrito com "z". Kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amiga amiga... o que seria de mim hein? Você foi o meu anjo do dia, de novo! Não foi a primeira vez e certamente não será a ultima. Aceita! Kkkkkk
    Que saudadeeeee!!!
    Muito obrigada pela força, de verdade. Eu realmente tenho tendencia a ser cruel comigo mesma.
    Sobre o livro, eu já tinha houvido falar mas não tive ainda oportunidade de ler. Será que encontro em pdf? Vou procurar... Concordo com tudo o que disse. Realmente existe um desconforto quando o dezejo ou a vontade se apresentam, mas a sensação de ter fraquejado é infinitamente pior. É devastadora. Pelo menos pra mim... Adorei as suas estratégias, certeza que irei adotá-las também. Minha flor, mais uma vez obrigada por tudo! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário