terça-feira, 1 de julho de 2014

Papo reto, digo, redondo

Olá, Esbeldades!!!

Esses dias tenho ficado super borocoxô. O motivo? Ah, o de sempre - tô gorda.

Ontem foi mais um dia de choque de realidade no visor da câmera... Eu me arrumei e tinha achado que o look iria ser bem interessante porque mostraria de que forma eu consegui dar um up em visual básico.

No reflexo do espelho me olhei contente  pensando "hoje eu tô gata". No visor da câmera, a verdade: "tô imensa".

Consegui salvar o look já que apesar de estar mais quente por aqui, não dá para sair sem casaco, portanto, eu tinha um cardigã rosa antigo no carro que eu vestiria e não tiraria nunca mais mesmo se fizessem 40° à sombra quebraria o meu galho.

Não sei se o cardigã melhorou  o visual realmente porque eu tinha que sair e já havia guardado a câmera, mas creio que sim, já que o meu maior problema sãos meus braços enoooooooooooormes. O cardigã os cobriria devidamente . Eu já não uso camiseta há um ano, acho. Pelo visto, vou riscar a meia manga do meu guarda-roupas também porque o efeito não está ficando bom. Daqui a pouco, vou aderir à burca. #nokidding  #crying #emcrise #nãomeconsolem #meentendam

Eu sei que tem gente que é muito mais gorda. Mas também sei que já fui bem mais magra.Caminhada, reeducação alimentar... blábláblá... Zzzzzz.... Se estivesse fácil partir para quaisquer uma dessas opções, eu não estava desse tamanho, né? Não quero soluções hoje, meninas, só quero desabafar.

É sério, eu PRE CI SO da solidariedade de vocês. Eu quero muito ler/ ouvir que pelo menos alguma de vocês TAMBÉM se olham no espelho e ficam tristes, com vergonha e/ ou raiva. A cada vez que me olho no espelho, sinto menos vontade de me ver.

"Mas, Mariana, seu cabelo/olho é lindo". Ok. Obrigada. Mas eles não vestem 38.

Eu me sinto culpada de ficar triste com meu corpo porque sei que tem gente que amaria ter esse mesmo corpo e fazer com ele tudo o que posso, no gozo da minha saúde: posso andar, correr, trabalhar, estudar, sair... E com uma baita ferramenta dessas bem presinha ao meu pescoço, com o que é que eu me preocupo?? Com meu peso!!! Aí, sim, é que eu surto total!!


Surto porque além de gorda, sinto-me ingrata à Deus. Mesmo tendo certeza de que Ele entende a minha aflição...

Com toda essa nóia rolando, eis que um belo dia uma colega minha (Beijo, Amine!!!) postou isso na timeline dela: 


"Uma mulher vibrante e independente é muito mais bela que a mulher que espera pelos outros para validar sua existência", tradução livre
 
 
Ao passo que concordei com a figura, também fiquei reflexiva quanto à ela:
 
 
Pelas leituras que tenho, interpreto essa fala acima da seguinte forma: algumas pessoas realmente esperam que os outros falem bem delas ou gastem seu tempo pensando nelas. Elas só acham que vivem se tiverem "a moral de alguém". Assim sendo, as pessoas "independentes", ou seja, que não ligam  para opinião alheia, são mais belas.  Mas é aí que me questiono:

será que realmente existe alguém totalmente imune à opinião dos outros?

Ou ainda: será que todas nós precisamos validar nossas existências segundo alguém? 

Acredito que, de certa forma, todas nós ligamos o F@#$% de vez em quando e, proporcionalmente, gastamos mais tempo do que devíamos pensando no que os outros vão achar. Por exemplo:

Eu tenho reparado que estou sempre meio que "me desculpando" por ser gorda. Toda vez que alguém comenta algo sobre comida e eu participo da conversa, acabo fazendo uma piadinha sobre o quanto como/ gosto de comer. No fim, me ouço dizendo que "engordei 12 kg depois que casei", como forma de "amenizar" as minhas gordurinhas (amenizar, sim, porque eu ser gorda é um problema para mim). Meu recado, nas entrelinhas é: "já que eu sou gorda, deixa pelo menos eu me redimir mostrando para os outros que tenho bom senso e espelho em casa. Não me digam que sou gorda, eu já sei disso". Claro que ninguém falaria uma deselegância dessas, mas na dúvida, eu me adianto.


Esbeldades queridas, vocês também têm esse nível de paranoia ou eu sou realmente mais perturbada do que imagino? rsrs Eu preciso de referências. Gordinhas, como vocês se sentem? Falem para mim, preciso saber para ver até onde posso estar exagerando - ou não.

Ah, por falar em exagero, antes que digam: "Você nem é tão gorda assim", deixa eu esclarecer: a minha questão não é o peso, mas sim toda a problemática com a minha identidade que ele envolve. Para mim, o meu "drama" (com muitas aspas, porque meu sofrimento não é drama, é real) pesa 200kg, é como se eu tivesse tudo isso no meu corpo...

Gostaria muito de ouvir as vozes das meninas/ mulheres que circulam por aqui: como é a experiência de aceitação com o corpo de vocês? Como vocês encaram isso tudo? Vocês também choram de vez em quando? Sentem raiva?

Quero o apoio de vocês, mulherada. ;)


Beeeeeeeeeeeeeeijo


5 comentários:

  1. Cara Mariana!
    Ser magra ou gorda ? Loira ou Morena ? Acho que o mais importante é ser feliz não tendo que se importar com nada que pensem ou digam o que importa é o nosso amor próprio. Ama-se acima de tudo do jeitinho que se é, e tenha orgulho de ser voce.
    Bjs!!!!
    Maura.

    ResponderExcluir
  2. Mariana, não dá pra eu escrever, nem mostrar muita coisa aqui nesse espaço publico. Nao repare nos erros de escrita, eu me enrolo nesses tablets.
    Sim, eu me sinto triste, arrasada, com vergonha, ridícula e com raiva muuuuuitaa vezes com minha aparencia. Me identifiquei inteiramente com o q vc disse sobre as supostas compensaçoes que as pessoas, e até nós mesmas, tentamos

    ResponderExcluir
  3. nos dar.... Estamos reclamando de barriga cheia (sem trocadilhos)? Definitivamente NÃO. Podia ser pior? Sim, mas podia ser melhor.
    Fico pensando com os olhos de quem tentamos nos ver? Dos nossos parceiros, de nossas amigas, de nossos ex, de nossos pais?
    Claro que não é todo dia, mas é dificil de aguentar e mais dificil que pessoas q não sintam o mesmo compreendam.
    O que tem de bom em ser gordinha? Nada.
    É possível emagrcer? Sim, mas é mega dificil manter,. Tomara que a gente consiga achar uma saída prá isso.
    Foi meu desabafo parcial. Desculpe se não fui animadora.
    bjossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, eu buscava solidariedade. Você me deu exatamente isso. Conhecemos a saída e sabemos da longa trajetória que ela implica. A grande questão é: se a nossa insatisfação é tão grande, por que não conseguimos nos motivar proporcionalmente para mudar o quadro? Seria auto-sabotagem?? :(

      Excluir
  4. Amiga, relaxa!
    Se você pudesse ler meus pensamentos saberia o quanto sou mais paranoica do que você. rs
    Eu ligo para a opinião dos outros sim!
    Não ligo quanto ao que pensam ao meu respeito como pessoa, gostos, atitudes e tal, mas quanto ao que pensam de minha aparência ligo sim e ligo muito.
    Tenho pânico de encontrar na rua colegas do tempo da escola, ex-namorados ex-colegas de trabalho e perceber olhares assustados com a minha mudança para pior.
    Trabalhei 4 dias na Merco Noroeste, uma feira de empreendedorismo famosa aqui da região que acontece anualmente e que é um mega evento. Eu me escondia sempre que avistava um conhecido. Inventava de procurar não sei o que, abaixava para ajeitar qualquer coisa e esperava a pessoa passar. Isso é vida amiga? Até quando isso vai funcionar?
    Mais dia menos dia esses encontros serão inevitáveis, eu sei disso.
    O que mais me doeu foi uma colega de trabalho me contar que um amigo do marido dela me viu outro dia e comentou que eu JÁ FUI a mulher mais bonita e desejada do bairro. ( e o meu bairro é o maior da cidade).
    Já fui... eu fiquei repetindo isso mentalmente por horas.
    Na verdade eu sequer fazia ideia disso, mas também não gostaria de ter ficado sabendo desse jeito.
    Imagina agora quando eu passo pela rua o que devem comentar..." lá vai a mulher que JÁ FOI a mais bonita do bairro...ACABADA!"
    Gorda, disforme...sem tracos faciais porque a cara está redonda.
    Como não se importar com isso minha querida?
    Eu choro, sinto raiva de mim, evito me encarar nua, ando fugindo do meu marido...
    Normal.
    Mas é fato que nada vai mudar se eu não tomar atitudes realmente eficazes.
    Vou tentar voltar a caminhar e a pensar antes de comer tudo o que eu tanto amo, mas que na verdade são os responsáveis por eu estar assim.
    O que vale mais? Matar um desejo ou voltar a ser desejada?
    É questão de escolha.
    Beijooooooo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário