segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Doces: matando as lombrigas

Olá, Esbeldades!!

E lá vamos nós com outro post... Um atrás do outro, igual um gafanhoto... hehehehe

No meu último post (veja aqui) eu disse que estava testando algumas técnicas para evitar as fissuras por doces e que em um outro momento as dividiria com vocês. 





Pois eis que chegou a hora. Vamos ver o que tem funcionado comigo:

1) MANTRAS

Repito para mim mesma várias vezes ao dia algo que eu queira/ precise muito ou em que acredito. Daí, quando sinto vontade de atacar coisas gostosas, falo para mim mesma meus mantras. São alguns deles: 

"Vestir 38 é mais importante para mim"

"Faça, custe o que custar" (quando preciso recusar comida ou estou com preguiça de me exercitar)

No meu painel do pinterest tem várias mensagens motivacionais ótimas. Estão em inglês, mas para quem se arrisca no idioma, dá um prato cheio. O link para navegar por lá é esse aqui




2) HABILIDADE DE RESISTÊNCIA

Estou fazendo um programa de dieta oriundo de um livro chamado Pense Magro

Na verdade, a minha dieta foi prescrita por uma nutricionista, mas a minha psicóloga me propôs fazermos as 6 semanas do programa proposto pelo livro uma vez que ele parte da terapia cognitivo-comportamental, que é a mesma abordagem usada pela minha psicóloga. Então, estou fazendo o tal do programa a mando dela... A parte de aprender a mudar os pensamentos tem me ajudado muito.

Uma das coisas que o livro propõe é que exercitemos nossa habilidade de resistência. Existem milhares de coisas gostosas no mundo e nem sempre poderemos saboreá-las e sermos magras ao mesmo tempo. Precisamos fazer nossas escolhas dentro do que é prioridade. 

Deste modo, nesse livro encontrei uma ideia que achei interessante: 

"A fome, a vontade de comer e o desejo (no livro, a autora considera estes como 3 coisas distintas) são sentimentos desconfortáveis, mas não emergenciais. É necessário aprender a tolerá-los"

E isso é uma verdade. Ás vezes eu cismo de comer alguma coisa em um dia; no dia seguinte, eu já nem me lembro mais do tal alimento. Já diz o ditado: vontade é uma coisa que dá e passa. Logicamente que tenho passado vontade; mas a boa notícia é que nenhuma delas foi duradoura... Cada dia tenho vontade de comer gordices diferentes, se eu acompanhar o ritmo, não vou emagrecer nunca... Então, quando você estiver na fissura de alguma coisa, tente segurar as pontas: não é o fim do mundo, é só desconfortável... Se você abrir uma exceção para este dia, quem garante que no dia seguinte você não estará fissurada em outra coisa...?? Você vai abrir quantas exceções para sua dieta?



Resistência às tentações e tolerância aos desconfortos... Tem sido um aprendizado diário, mas a cada vez que consigo, morro de orgulho de mim... Tenho achado melhor encarar o desejo como um sentimento desconfortável do que pensar que sou uma gorda loka que não pode ver um doce... Essa maneira áspera de tratar a mim mesma só estava me causando mais aflição, angústia e ansiedade. Os desejos vêm para todos, para os gordos e magros... A tolerância a eles é que irá separar o joio do trigo. 


3) ENXAGUANTE BUCAL

Ok. Isso vai parecer loucura; eu mesma pensei isso da primeira vez que li essa pérola... kkkk Explico: uma vez, no pinterest, estava lendo as técnicas de uma moça para se livrar da vontade de comer doce e ela afirmava que mantinha enxaguante bucal pela casa inteira... Óbvio que eu achei aquilo a maior doideira, maaaas... 

Resultado de imagem para desconfiada humor

Como de médico e louco cada um tem um pouco, resolvi testar... Afinal, que mal tem?

Eu não espalho enxaguante bucal pela casa toda. O meu Listerine tá lá no banheiro quietinho - mas como tem me ajudado! Depois do almoço, eu ficava desesperada por um docinho, sentia até dor de cabeça... E eu não escovava o dente até conseguir a minha sobremesa... Baita erro!

Agora, toda vez que acabo de almoçar, vou logo para o banheiro passar fio dental, escovar as canjicas e fazer meu bochecho. Não pelo motivo de que vou ficar com preguiça de fazer tudo de novo caso queira comer mais alguma coisa. O motivo principal é que o enxaguante bucal deixa a gente com aquele gostinho de menta fresca na boca, é um gosto até meio docinho... E ele tira o gosto salgado do almoço mesmo!!! Para mim, já fica contando como sobremesa.

A que ponto cheguei: fazer enxaguante bucal de sobremesa... uauahuahuha Ah, meninas, mas no amor, na guerra e na dieta vale tudo!! Ah, só para reforçar: eu não bebo o Listerine, faço apenas um bochecho, ok?

Não sei se o papo do enxaguante bucal funciona mesmo ou se é psicológico... Mas se eu afetar o psicológico de vocês como a moça do pinterest afetou o mesmo, vocês terão resultados! kkkk

4) RECEITA MARAVILHOSA




Se nada der certo até aqui, deixo para vocês uma receitinha que aprendi e dá uma segurada nas lombrigas:

Amasse 1 banana e coloque-a por 1 minuto no microondas. 

Depois, adicione 1 colher de sobremesa de leite em pó desnatado e uma 1 colher de sobremesa de cacau em pó (sem açucar). Misture bem.

E agora o toque final:

Rale um quadradinho de chocolate amargo por cima da mistura. 

Normalmente, uso chocolate meio amargo. Esse toque final faz com que o chocolate derreta ao entrar em contato com a banana quente... Fica tipo um fundue de banana. Coisa de louco! kkkk

A receita original é esta aqui porque eu alterei algumas coisinhas. De qualquer forma, esse link vai para um blog maravilhoso e inspirador. Vale a visita! ;)

É isso, meninas!!


Espero que essas técnicas sirvam para vocês também!!


Beeeeeeeeeeeeeeijo

domingo, 4 de outubro de 2015

Vigilantes do Peso X dieta prescrita - qual a melhor?

Olá, Esbeldades!!

Tudo bem?? =) Saudades!

Quanto a mim, continuo firme e forte na dieta. Os resultados estão vindo: lentos, mas estão. #aleluia

Hoje resolvi escrever sobre duas dietas: a dos pontos e a prescrita pela minha nutricionista. 

Já falei sobre a dieta dos pontos nos seguintes posts: O que funciona comigo, De olho nos pontos, Eu não falei que dava certo?? (com vídeo explicativo) e Em time que está ganhando não se mexe

Contudo, apesar de eu e a dieta dos Vigilantes do Peso nos darmos muito bem, não me lembro por que cargas d'água resolvi procurar uma nutricionista. Acho que eu estava com dificuldade de tomar vergonha na cara para fazer a dieta dos pontos e resolvi apelar para outro santo milagreiro. Conforme já disse antes, demorou cerca de 6 meses para que eu também desse início à dieta da nutricionista porque ela passava a bendita da dieta e eu fazia o quê?? NA DA.




Pois bem, isso agora é passado e há 19 dias após a consulta com a nutri, tenho feito tudo quase sempre. rsrs Já dei minhas escapadinhas, mas nada sério.

Sendo eu uma conhecedora de ambas dietas, resolvi escrever os prós e contras de cada uma segundo a minha vivência, ok?

A dieta dos pontos, para mim, funciona (ou pelo menos funcionava) mais rápido. Meu ritmo de emagrecimento era muito bom... Tudo bem que na época não estava fazendo exercícios físicos, portanto, minha massa magra também não aumentava e não refletia na balança. Porém, lembro que quase sempre eu conseguia manter o ritmo de emagrecer quase 1kg por semana. 

E na dieta da nutri??

Eu estou há 21 dias na dieta, firme, com muito menos (infinitamente menos!) jacadas em relação às que fazia na dieta dos pontos, estou me exercitando e meu saldo é de menos 2,200kg. Ok, é algo. Mas se fosse no vigilantes do peso, no ritmo que estou, talvez já tivesse emagrecido quase 4kg...

Por falar em jacadas, isso é algo crucial entre as duas dietas:

A dieta dos vigilantes do peso PREVÊ a jacada - você tem pontos extras para elas... Se você não comer seus pontos extras, ótimo: isso potencializará sua dieta; se comer, não tem problema: você vai emagrecer do mesmo jeito mas levando um pouco mais de tempo!

Resultado de imagem para jacada dieta

E a dieta que a nutri me prescreveu?

Nada de jacadas! A minha nutri foi enfática dizendo que era para eu fazer TUDO que estava no papel, inclusive final de semana. (Ok, não há cristão que aguente!!)

Pois e aí? 

Daí, que no vigilantes eu saía da dieta nos fins de semana; eram jacadas calculadas, cada ponto era precioso... Na dieta da nutri, saio eventualmente porque afinal, eu TENHO UMA VIDA!

Então, pelo balanço dado até agora vocês devem estar pensando que a dieta dos Vigilantes do Peso é melhor que a da nutri já que, além de trazer resultados mais rápidos (pelo menos para mim), eu ainda posso fazer minhas gordices...

De fato, esses argumentos são tudo que eu mais quis ouvir na vida há tempos atrás. Mas agora, penso diferente. Explicarei o por quê:

1) A dieta dos Vigilantes do Peso é ótima, pois te dá autonomia para escolher o que vai comer dentro da sua cota de pontos diária. Você monta seu cardápio, suas escolhas são mais flexíveis... Porém, pelo menos na época em que tive acesso ao programa, por volta de 2011, alguns alimentos prejudiciais à saúde têm seu número de pontos contabilizado e, teoricamente, temos aval para ingeri-los. Pela tabela dos pontos, um copo de refrigerante light equivale a 0 ponto enquanto que um suco de frutas, equivale a 1 ponto. Quem vai querer gastar 1 ponto com bebida? Eu que não era! Assim, eu acabava bebendo refrigerante só para "economizar nos pontos". Talvez, se estivesse no vigilantes agora, eu estaria comendo várias coisas industrializadas e cheias de adoçante feliz da vida, contando que coubessem na minha cota. 

Porém, alimentar-me bem agora parece-me mais imperativo do que estar simplesmente mais magra. Claro que o programa do vigilantes do peso não incentiva o consumo de adoçantes, mas a dinâmica do negócio acaba fazendo com que isso aconteça; pelo menos comigo era assim.

2) A dieta dos pontos também não promove o consumo de frituras e doces, mas o fato de termos "pontos extras" para serem usados em festas e afins, nos deixa acomodados: os pontos extras estão lá e poderão ser consumidos em forma de brigadeiro, quindim e croquete. O fato de a minha nutri não ter liberado nenhuma escapadinha da dieta, me faz mais alerta, me faz praticar mais a minha habilidade de resistência às coisas gostosas... E com isso, eu acabo não consumindo coisas que viciam. 

Quando eu consumia meus pontos extras no Vigilantes, eu acabava indo além do permitido porque uma vez aberta a porteira do comilança, eu tinha dificuldade de encerrar expediente depois que a cota era atingida. 

São dois lados da mesma moeda: ao mesmo tempo que a dieta dos pontos não me deixava ansiosa por doces porque eu poderia consumi-los na minha cota extra, eu também estava em constante contato com estes - que viciam! Daí que eu não me livrava dos "desejos por coisinhas gostosas" nunca.

Por outro lado, a dieta prescrita pela nutri é bem mais hard, mas o fato de ser restrita e eu estar seguindo-a 90% das vezes, fez com que eu ficasse ansiosa e deprimida, louca por doces, verdade seja dita... Fácil não está sendo... Mas também, essa atual dieta tem feito com que eu me acostume à abstinência e/ ou bole estratégias para lidar com "a louca do docinho" que habita em mim... rs

Como esse post já está enorme, conto para vocês algumas estratégias que uso para driblar a vontade por doces em outro momento. 

Por hora, está aí o meu parecer:

Aparentemente, a dieta da nutricionista é mais restritiva, chata, sem graça, difícil e lenta. Mas estou  confiante de que os resultados serão perenes desta vez. Eu já emagreci 10kg duas vezes seguindo a dieta dos pontos, mas acabei engordando tudo de novo...

Estou esperançosa também de que o fato de estar demorando mais a emagrecer, seja o ponto chave para que a minha cabeça também mude... Quando fiz a dieta dos pontos, os resultados vieram mais rápidos do que a minha mente pôde acompanhar: emagreci no corpo, mas a mente continuou gorda. 

Vejamos se agora eu consigo emagrecer os dois - mente e corpo - de uma vez por todas!

E vocês? Já tiveram a oportunidade de testar mais de uma dieta? De qual vocês mais gostaram? Contem-me!


Beeeeeeeeeeijo